A nova unidade da Base Descentralizada SAMU de Campo Novo do Parecis, orçada em R$ 311 mil reais com recursos próprios, está recebendo os retoques finais para ser inaugurada.
A nova unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) deverá ser inaugurada em meados de novembro continuando o atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente, a unidade conta com 12 colaboradores, sendo oito técnicos de enfermagem, três condutores socorristas e um coordenador. Os profissionais trabalham em uma escala de 12 horas para 36 horas de folga.
Hoje, a base do SAMU funciona em uma casa improvisada no bairro Nossa Senhora Aparecida desde abril deste ano, e há sete anos está implantada em Campo Novo do Parecis.
O SAMU funciona como suporte para garantir atendimentos mais rápidos e eficazes com uma equipe de socorrista e ambulância à disposição. A nova base continuará os atendimentos de chamadas via o número 192.
No próximo mês, quando for inaugurada, a nova base descentralizada proporcionará qualidade e valorização dos profissionais para reuniões, capacitação e repouso dos plantonistas.
A regulação e atendimento as ligações para quem solicitar o SAMU através do 192 continuará sendo pela central de regulação de urgência do órgão, que atualmente funciona em Tangará da Serra.
Segundo informações obtidas na Secretaria de Saúde de Campo Novo do Parecis, o próximo passo é a implantação própria de uma central de regulação do SAMU em nosso município.
As primeiras reuniões já ocorreram e os próximos passos estão sendo feitos para que em 2020 possa ocorrer a implantação.
Como funciona o Serviço?
Ao ligar para o 192, o solicitante será atendido pela TARM (Técnica Auxiliar de Regulação Médica), a mesma preenche a ficha do paciente com endereço, qual a urgência ou emergência a ser atendida. Em seguida a ligação é transferida para o médico regulador e este acionará o serviço mais adequado à aquela solicitação.
Além disso, o mesmo pode dar orientações de como atender a vítima enquanto a ambulância se desloca.
“A nova Unidade descentralizadora do SAMU de Campo Novo do Parecis é um sonho realizado. Feliz de nós que podemos agora tê-la em nossa cidade. Graças aos esforços de muita gente que trabalhou por isso, aos nossos vereadores e o nosso prefeito Rafael Machado que tornou isso possível. É importante lembrar que o uso consciente é fundamental para que o serviço funciona bem”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Antunes.
“A unidade descentralizadora do SAMU é um sonho realizado. Nós sempre almejamos em ter os nossos serviços do SAMU com agilidade e rapidez, uma vez que este facilitará no atendimento de urgência quando necessário. Estamos muito felizes em termos nossa unidade própria, e a população possa estar feliz com mais essa conquista”, disse a enfermeira e coordenadora do SAMU, Elaine Aparecida da Silva.