Nesta quarta-feira (22), um dia após a Secretaria de Saúde divulgar dados alarmantes com relação ao aumento de casos de dengue em Campo Novo do Parecis, recebemos imagens de um ponto crítico no Bairro Boa Esperança que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da doença.
No local foram jogados desde lixo doméstico até restos de construção. Sofás, mesa, cadeiras, guarda-roupas, colchões e muitos outros objetos foram descartados às margens e no interior de um “gabião”, ao lado da rua Pedro Álvares.
O lixo depositado pela população em local inapropriado é um dos maiores fatores que contribuem para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No mês de novembro de 2019 a Prefeitura realizou a limpeza do lixo e instalou, neste e em outros locais, diversas placas de aviso na tentativa de conscientizar a população.
Em entrevista a nossa equipe, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandro M. Marchi, informou que a prefeitura realizará, ainda essa semana, nova limpeza nos locais.
Alexandro disse ainda que vários projetos de conscientização estão sendo desenvolvidos. “Cinquenta kits de lixeiras para descarte seletivo serão instalados em lugares estratégicos, como escolas e outros locais públicos, para que as pessoas se acostumem a jogar o lixo em local apropriado.”
De acordo com o secretário, existe a previsão da criação de “Eco Pontos” onde os moradores poderão descartar os lixos de maior volume, para que, após isso, esse lixo possa ser reciclado ou encaminhado para o aterro sanitário.