A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta terça-feira (21) dados alarmantes sobre o aumento do número de casos de Dengue no município de Campo Novo do Parecis.
De acordo com a divulgação, o município já registra um aumento de 400% no número de casos, em relação ao mesmo período de novembro de 2018 a janeiro de 2019.
A Secretaria de Saúde aconselha que, durante o período de seca, a população continue evitando acumular depósitos de água parada. Até porque, uma vez que são depositados, os ovos do Aedes aegypti conseguem sobreviver por meses.
Lembrando que o mesmo mosquito também é transmissor da Febre Chikungunya e Zika Vírus.
Todas as faixas etárias são suscetíveis, porém os idosos e crianças têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. Não há transmissão de pessoa a pessoa e de mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte.
Quais são os sintomas da dengue?
Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas;
Dor ao movimentar os olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite (gosto amargo na boca);
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou com teste rápido.