O Estado de Mato Grosso nunca elegeu uma candidata transexual para ocupar um assento na Assembleia Legislativa. Valkiria Rocha Brandão, 30 anos, moradora de Campo Novo do Parecis, está como pré-candidata pelo partido Cidadania e deseja em outubro, fazer história na eleição sendo uma Deputada Estadual Trans.
Em entrevista ao site Parecis.Net, Valkiria disse que o esporte deve ser o principal foco junto com a inclusão de crianças diagnosticadas no transtorno do espectro autista (TEA). "Minha briga vai ser por essas bandeiras. Preciso entrar lá para conhecer como é".
Essa não será a primeira vez que Valkiria irá disputar um cargo político, caso sua candidatura se confirme esse ano. Ela concorreu ao cargo de vereadora por duas eleições consecutivas em dois municípios diferentes: Nova Maringá (2016) e Campo Novo do Parecis (2020), onde reside desde 2018.
À reportagem, a pré-candidata pontuou os objetivos nas eleições deste ano e os desafios de uma trans concorrer ao cargo de Deputado Estadual.
Parecis.Net - Como você pretende realizar a pré-campanha? De forma regional ou unicamente em Campo Novo do Parecis?
Valkiria
"A minha pré-campanha será realizada a partir da cidade de Campo Novo por ser minha cidade e através da estratégia já definida pela minha coordenação atuaremos em 19 cidades pré definidas."
Parecis.Net - Quais os motivos que a levaram a ser pré-candidata ao cargo de Deputada Estadual?
Valkiria
"Inicialmente por me sentir preparada na representação das pessoas que mais necessitam, por conhecer a realidade das cidades que por sua vez são esquecidas através dos recursos destinados pelos atuais deputados de nosso estado e por acreditar numa política mais humana e próxima dos cidadãos."
Parecis.Net - Caso se confirme a candidatura, qual será a plataforma da pré-candidata, nas eleições deste ano?
Valkiria
"As redes sociais serão o foco na minha pré-campanha pois assim alcançarei mais pessoas através dos meus conteúdos e projetos que serão apresentados ao longo da corrida eleitoral e trabalharemos com reuniões regionais obtendo apoio de Lideranças locais."
Parecis.Net - Como você enxerga o preconceito no meio político, haja visto que você deverá ser a primeira pré-candidata trans nestas eleições? Como lidar com essa situação?
Valkiria
"Ao longo da minha vida sempre lidei com rejeição e preconceito, porém fui resiliente e na política não será diferente, luto todos os dias contra o sistema já estabelecido, porém não irei calar, pelo contrário irei combater dia a dia essa realidade. E me sinto feliz por ser a primeira pré-candidata transexual no meu partido e com chances reais de me tornar a primeira deputada estadual eleita pelo orgulho Lgbtqia+ no estado de Mato Grosso."