Os eleitores de Mato Grosso que quiserem se programar para o dia da eleição já podem consultar, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, os locais de votação; locais onde haverá voto em trânsito; e os postos onde serão instaladas as mesas receptoras de justificativa.
Todas estas informações estão concentradas no Portal do TRE-MT (www.tre-mt.jus.br), no hotsite das Eleições 2018. Basta clicar no banner das Eleições 2018, no topo da página, e depois clicar no link “Locais de Votação”.
Em Campo Novo do Parecis, os locais para justificar o voto estão espalhados em três locais: Cartório Eleitoral, localizado na Av. Brasil, nº 1.200 NE, Centro - Escola Professor Antônio Pereira, na Av. Getúlio Vargas, nº 294 NW, Bairro Boa Esperança e na Escola Municipal Jardim das Palmeiras, localizada na Rua Arara Azul nº 580 NW, bairro Jardim das Palmeiras.
O que é Justificativa Eleitoral e como utilizar esse serviço
Como o voto é obrigatório no Brasil, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição deve justificar sua ausência, por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.
O formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais ou na própria página do TRE-MT na internet (http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral ). Ele deve ser preenchido e entregue apenas no dia da eleição, nas mesas receptoras de justificativa,ou em qualquer local de votação. Ao entregar o formulário, o eleitor deverá apresentar seu título eleitoral e um documento oficial com foto.
Clique aqui (http://www.tre-mt.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/postos-mesas-de-justificativa ) para ver o endereço onde serão instaladas as mesas receptoras de justificativa em Mato Grosso.
Em Cuiabá, por exemplo, haverá mesas receptoras de justificativa na Rodoviária da Capital, localizada na avenida Jules Rimet, bairro Jardim Alvorada.
O eleitor que não comparecer para o voto, e não justificar sua ausência, poderá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito, em até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.
Voto em trânsito
Os eleitores que pretendem participar das Eleições Gerais de 2018, mas que estarão fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito, têm até a próxima quinta-feira (23) para habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito. O requerimento para votar em trânsito pode ser feito para o primeiro, para o segundo ou para ambos os turnos. Contudo, essa modalidade de votação somente pode ocorrer nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.
Em Mato Grosso, os eleitores podem votar em trânsito nos municípios de Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.
O eleitor que quiser saber mais sobre o voto em trânsito deve clicar aqui (http://www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias-tre-mt/2018/Agosto/eleicoes-2018-termina-na-proxima-quinta-23-prazo-para-requerer-voto-em-transito ).