(Jovens fizeram uma apresentação para o prefeito, secretário e demais personalidades.)
A comitiva de Segurança Pública, representada por Alexandre Bustamante – SESP, Cel. Alessandro Borges CBM-MT, Cel. Jonildo José de Assis PMMT, Walfrido Franklin Diretor do Interior PJC e demais membros da cúpula de segurança do estado adjunto ao prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, o vice, Toninho Brólio e demais representantes legislativos municipais visitaram o
Projeto Agente Mirim, realizado há 6 anos pela Associação dos Servidores Penitenciários de Campo Novo do Parecis (ASP-CNP): “Fico muito feliz em estrar novamente em campo Novo do Parecis, é muito importante ver esses projetos crescendo e melhorando, trazendo crianças para a ordem, disciplina e hierarquia.”
O Projeto Agente Mirim, é uma ação que surgiu através da observação e análise das realidades dentro da sociedade de Campo Novo do Parecis, em decorrência do aumento nas cadeias de adultos jovens, em anos anteriores. Segundo o coordenador do projeto, Fábio Aguiar, ao perceber a quantidade de jovens e adolescentes em situação vulnerável se envolvendo com delitos geralmente ligados aos crimes por uso de drogas, a iniciativa foi implantada. Assim, auxiliando na prevenção e no combate as drogas e as transgressões.
Hoje o AGEM atende todo ano cerca de 250 crianças e jovens entre 8 à 17 anos. Todo o conhecimento que os agentes mirins adquirem é realizado em parceria com instituições do município e até mesmo fora dele, sendo elas: Polícia Civil, Polícia Militar, Núcleo do Corpo de Bombeiros, tal qual a própria Unidade Penal. Ademais outras instituições como o Departamento de Trânsito, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Promotoria, ministram palestras educativas e treinamentos na parte cívico-militar.
“O projeto Agem, tem ajudado as crianças a crescerem e já mudarem, tendo esse incentivo nosso, e buscarem trabalhar na área de segurança. Assim, ao invés de ser cooptado pela bandidagem, é cooptado por nós”, pontuou o PM Evandro Trindade de Souza
O resultado apresentado nestes anos de projeto fez surgir a possibilidade de expandi-lo para outras unidades, “Há possibilidade de expandir, visto que o trabalha o filho do reeducando, trabalha o filho da sociedade, o filho das pessoas que precisam. É muito gratificante ver um projeto dessa magnitude”, completa Alexandre Bustamante.
(Secretário De Segurança pública do Estado, Alexandre Bustamante, visita cadeia públia ao lado do prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado e demais autoridades.)
A comitiva visitou ainda a Delegacia do município, afim de verificar a iniciativa de novas instalações na mesma, bem como a inspeção de atividades de ressocialização de detentos promovida pela Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis, que é uma cidade exemplo de reeducando que não retornam a unidade prisional.
“Quanto a unidade prisional, está bem organizada, bem arrumada, muito bem conduzida, com bons projetos sociais como corte e costura, a marcenaria, a serralheria. Atividades, essas em que o reeducando é colocado para trabalhar, ajudar a sociedade e produzir alguma coisa.”, destacou o secretário Alexandre Bustamante.