C CNP

Projeto Agente Mirim, exemplo de civilidade em Campo Novo do Parecis, recebe visita Ilustre de secretario e comitiva de Segurança Pública

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

(Jovens fizeram uma apresentação para o prefeito, secretário e demais personalidades.)

 

        A comitiva de Segurança Pública, representada por Alexandre Bustamante – SESP, Cel. Alessandro Borges CBM-MT, Cel. Jonildo José de Assis PMMT, Walfrido Franklin Diretor do Interior PJC e demais membros da cúpula de segurança do estado adjunto ao prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, o vice, Toninho Brólio e demais representantes legislativos municipais visitaram o   

        Projeto Agente Mirim, realizado há 6 anos pela Associação dos Servidores Penitenciários de Campo Novo do Parecis (ASP-CNP): “Fico muito feliz em estrar novamente em campo Novo do Parecis, é muito importante ver esses projetos crescendo e melhorando, trazendo crianças para a ordem, disciplina e hierarquia.”

            O Projeto Agente Mirim, é uma ação que surgiu através da observação e análise das realidades dentro da sociedade de Campo Novo do Parecis, em decorrência do aumento nas cadeias de adultos jovens, em anos anteriores. Segundo o coordenador do projeto, Fábio Aguiar, ao perceber a quantidade de jovens e adolescentes em situação vulnerável se envolvendo com delitos geralmente ligados aos crimes por uso de drogas, a iniciativa foi implantada. Assim, auxiliando na prevenção e no combate as drogas e as transgressões.

Hoje o AGEM atende todo ano cerca de 250 crianças e jovens entre 8 à 17 anos. Todo o conhecimento que os agentes mirins adquirem é realizado em parceria com instituições do município e até mesmo fora dele, sendo elas:  Polícia Civil, Polícia Militar, Núcleo do Corpo de Bombeiros, tal qual a própria Unidade Penal. Ademais outras instituições como o Departamento de Trânsito, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Promotoria, ministram palestras educativas e treinamentos na parte cívico-militar.

        “O projeto Agem, tem ajudado as crianças a crescerem e já mudarem, tendo esse incentivo nosso, e buscarem trabalhar na área de segurança. Assim, ao invés de ser cooptado pela bandidagem, é cooptado por nós”, pontuou o PM Evandro Trindade de Souza

        O resultado apresentado nestes anos de projeto fez surgir a possibilidade de expandi-lo para outras unidades, “Há possibilidade de expandir, visto que o trabalha o filho do reeducando, trabalha o filho da sociedade, o filho das pessoas que precisam. É muito gratificante ver um projeto dessa magnitude”, completa Alexandre Bustamante.

WhatsApp_Image_2021-05-13_at_15.51.04_2.jpeg

      (Secretário De Segurança pública do Estado, Alexandre Bustamante, visita cadeia públia ao lado do prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado e demais autoridades.)

        A comitiva visitou ainda a Delegacia do município, afim de verificar a iniciativa de novas instalações na mesma, bem como a inspeção de atividades de ressocialização de detentos promovida pela Cadeia Pública de Campo Novo do Parecis, que é uma cidade exemplo de reeducando que não retornam a unidade prisional.

        “Quanto a unidade prisional, está bem organizada, bem arrumada, muito bem conduzida, com bons projetos sociais como corte e costura, a marcenaria, a serralheria. Atividades, essas em que o reeducando é colocado para trabalhar, ajudar a sociedade e produzir alguma coisa.”, destacou o secretário Alexandre Bustamante.