Na manhã do dia 12 de junho o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis foi sede do II Dia de Campo da Empresa Basso Brasil, realizado em parceria com a instituição. O objetivo foi apresentar novos materiais relacionados à cultura do milho pipoca, que serão lançados no mercado.
O evento contou com a participação de professores e alunos do IFMT campus Campo Novo do Parecis, de agricultores e colaboradores, agrônomos e representantes de diversas empresas do município, que puderam conhecer características do produto, oriundas de projetos de pesquisa realizados em parceria entre a empresa e o IFMT. Também estiveram presentes os diretores da Basso Brasil, vindos da Argentina.
“Foi um momento importante para trocas de conhecimentos. Nosso intuito foi expor a importância das parcerias para as pesquisas, que vêm para somar em melhorias e soluções para o aumento da produtividade da cultura”, defendeu o professor Genivaldo David de Souza Schlick, um dos responsáveis pelo evento.
Durante o II dia de campo também houve a apresentação de uma palestra da professora Franciele Caroline de Assis Valadão, abordando os efeitos das dosagens de nitrogênio sobre algumas características da cultura do milho pipoca. O assunto despertou o interesse dos participantes, que tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas através de um bate-papo, logo após a explanação da professora.
O evento foi uma oportunidade para a empresa Basso Brasil e o IFMT exporem seus trabalhos relacionados à produção do milho pipoca e para os participantes obterem mais informações sobre a cultura. “O dia de campo foi extremamente efetivo no sentido de difundir novidades e resultados de pesquisas sobre o milho pipoca e levar informações a todos que estiveram presentes”, findou Schlick.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis