C CNP

IFMT Campo Novo do Parecis matricula 41 indígenas em curso de Gestão de Negócios

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Para estimular os indígenas a terem acesso à qualificação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis abriu um processo seletivo simplificado especial para Indígenas.

 

O processo seletivo destinou vagas aos candidatos indígenas interessados no curso de Formação Inicial e Continuada (Fic) em Gestão de Negócios, objetivando desenvolver aptidões para a vida produtiva e social, qualificar para o trabalho e favorecer a elevação de capacitação profissional de representantes da comunidade indígena Haliti Paresi.

 

Foram ofertadas 41 vagas e, na última terça-feira, 28 de maio, o Presidente da Associação Waymarê, Paulinho Zenazokemae, o Coordenador do Projeto de Gestão e Negócios, Genilson Kezomae, acompanhados de membros da Associação, Sidnei, Osvadinho e Nany, estiveram no campus Campo Novo do Parecis entregando as 41 fichas de inscrições para efetuar a matrícula dos interessados no curso. 35 deles são da comunidade Haliti, 3 da Manoky e 3 da Nambikwara. “Essa é uma oportunidade muito importante para nossa comunidade e eu estou extremamente orgulhoso em ver as Associações Waymarê e Halitinã, em parceria com a TNC, IFMT, FUNAI, OPAN, COOPIHANAMA E COOPERMATSENE, proporcionando o treinamento aos indígenas”, disse Kezomae, complementando que essa capacitação servirá para melhorar a gestão das associações, das cooperativas e das comunidades.

 

A previsão é de que as aulas tenham início 19 de agosto de 2019, apresentando carga horária total de 160 horas, distribuídas em aulas nos períodos matutino e vespertino, devendo ser finalizadas até o mês de novembro. No curso será enfatizado gestão em associativismo, cooperativismo, gestão comunitária e temáticas voltadas a gestão de negócios.

 

O curso FIC faz parte de mais um compromisso do IFMT com a inclusão. “Com isso, compreende-se que estamos assegurando a garantia dos direitos constitucionais dos indígenas, dentre os quais, o direito à educação”, disse o Diretor-Geral do campus, Fábio Luis Bezerra, complementando o IFMT campus Campo Novo do Parecis está de portas abertas para ouvir e atender as demandas das comunidades indígenas.

 

A primeira turma formada 100% por alunos indígenas de um curso ofertado pelo campus proporcionará não somente enriquecimento profissional aos participantes, mas também garantirá a troca de experiências e a aproximação entre estudantes indígenas e não indígenas, a partir da convivência que será proporcionada pelo curso, durante os meses de execução do FIC. “O curso de Gestão de Negócios tem característica político-social, cujo foco é oportunizar o acesso à formação, ao desenvolvimento crítico e o exercício da autonomia, uma vez que a formação pretende valorizar a identidade, a cultura e as etnias”, encerrou Bezerra.

 

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

Publicidade

+ Acessadas