C CNP

Escola de Campo Novo do Parecis recebe nome em homenagem a delegado

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O delegado da Polícia Judiciária Civil que atuou em Campo Novo do Parecis por 17 anos, desde um ano após a emancipação do município até o ano de 2006, quando faleceu, José Delfino Campos de Sousa, o “Dr. Delfino”, terá o seu nome homenageado em uma escola pública municipal no bairro Jardim Alvorada. A lei municipal que determinou a homenagem é de autoria da prefeitura, por meio do prefeito Rafael Machado e foi sancionada e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (22).

 

"Acreditamos que essa homenagem se estende a todos os homens livres e de bons costumes, profissionais honrados que exercem com dedicação sua profissão. José Delfino é exemplo a ser seguido”, afirmou o prefeito, Rafael Machado.

 

“Delfino dizia que sonhava em ter seu nome em uma escola porque ali formaria cidadãos de bem com futuro promissor”, lembra a esposa do Dr. Delfino, Dona Zumira Gomes.

 

A Escola Municipal de Educação Fundamental “José Delfino Campos de Sousa”, localizada na Avenida Mato Grosso esquina com Avenida Ipê, quando finalizada, atenderá cerca de 750 alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental e está orçada em mais de R$ 4,6 milhões de reais, valor este proveniente 100% do IPTU. A execução da obra é diferenciada, pois utiliza-se pré-moldados de concreto, o que facilita e agiliza sua construção.

 

Além da estrutura física, há também a parte de mobília e paisagismo. Segundo o prefeito Rafael Machado, o valor total do investimento próprio, sem emenda parlamentar ou recursos do FUNDEB, frisou, será em torno de R$ 7 milhões de reais.

 

A previsão de abertura da unidade é no primeiro semestre de 2020 ano.

 

Histórico

 

A escolha do nome do Dr. José Delfino Campos de Sousa para denominara Escola Municipal que está em processo avançado de construção no Bairro Jardim Alvorada vem a título de reconhecimento e homenagem a este mineiro de Conceição das Alagoas.

 

O Dr. José Delfino Campos de Souza formou-se em 1984 no Curso de Ciências Jurídicas pela Faculdade de Uberaba - MG.

 

Após exercer a advocacia no seu Estado natal, atuando com desenvoltura para entidades de classe, em 1987 o Dr. José Delfino ingressou na Polícia do Estado de Mato Grosso, assumindo o cargo de Delegado no município de Porto Alegre do Norte, na região do Vale do Araguaia. Naquela localidade, famosa pelos graves conflitos agrários, o Dr. José Delfino atuou com brilhantismo e, ao final, seu trabalho foi reconhecido e homenageado com o título de "Cidadão Porto Alegrense do Norte" no ano de 1988, na mesma ocasião em que foram igualmente homenageados o então Deputado Dante Martins de Oliveira e o Bispo D. Casaldáliga.

 

Em abril de 1989, o Dr. Delfino assumiu a Delegacia Municipal de Polícia Judiciária Civil de Campo Novo do Parecis. Na época, a Delegacia estava instalada em um precário prédio de madeira e disponibilizava apenas um velho fusca para a realização das diligências e deslocamentos para a sede da Comarca. Dr. José Delfino não se intimidou diante das dificuldades, pelo contrário, sempre agiu de forma enérgica e decidida, sem medir esforços para manter a ordem e a segurança na comunidade. Em pouco tempo o Dr. Delfino mereceu a confiança da população, de empresários e das autoridades políticas e religiosas.

 

Essa confiança resultou no sucesso dos projetos coordenados pelo Dr. José Delfino como por exemplo: construção do novo prédio da Delegacia, construção de residências para policiais, aquisição de equipamentos de comunicação, aparelhamento e informatização de Delegacia, ampliação da Delegacia e destinação de veículos.

 

Como Delegado de Polícia, Dr. Delfino foi respeitado não só pela inflexibilidade no combate à criminalidade, mas também pela sua sensibilidade em prevenir situações de perigo, evitando contrariedades e aborrecimentos à população camponovense.

 

O Dr. Delfino enfrentou sérias dificuldades no exercício da profissão por falta de estrutura e por poder contar apenas com uma equipe reduzida de policiais, porém não faltou ao Dr. Delfino criatividade e improviso para atender à população com respeito e seriedade.

 

O empenho e dedicação aplicados pelo Dr. Delfino no árduo trabalho de proporcionar segurança à comunidade despertou o interesse de outras localidades no trabalho do Dr. Delfino, inclusive na Capital. Tais convites foram sempre respeitosamente recusados pelo Dr. José Delfino.

 

O trabalho que desempenhou Dr. Delfino, inclusive, recebeu apoio de diversos empresários, da população trabalhadora e de autoridades religiosas e políticas, independentemente da sigla partidária, o que resultou em homenagens e demonstrações de apreço dirigidas à pessoa do Dr. José Delfino.

 

O saudoso Dr. Delfino foi casado com a Sr.ª. Zumira Gomes da Silva Neta, relação conjugal da qual resultou três filhos, sendo eles José Delfino, Mariana e Marina, tendo os dois últimos nascidos em Campo Novo do Parecis. Mesmo diante das situações adversas e diante das possibilidades de mudanças, Dr. Delfino sempre fez questão de residir com sua família em nossa cidade.

 

O Dr. Delfino recebeu da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Campo Novo do Parecis, no ano de 1998, como honraria, o título de "Cidadão honorário Camponovense", sendo um reconhecimento e um ato de consideração a um ser humano que não mediu esforços para desempenhar com alto nível as atribuições de Delegado de Polícia em nosso Município, sem descuidar da autoridade, do respeito e da amizade para com o povo de Campo Novo do Parecis.

Publicidade

+ Acessadas