M MT

Exposerra é cancelada e sindicato culpa excesso de burocracia na prefeitura

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Sindicato Rural de Tangará da Serra anunciou nesta quarta (2), que não realizará este ano a 27º Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Tangará (Exposerra) e a 38ª Festa do Peão. De acordo com o comunicado oficial divulgado pelo sindicato, o evento foi cancelado por imposição de obstáculos, burocracias, impostos e taxas exigidas pela prefeitura municipal, que estariam inviabilizando a realização do evento.

 

“Somos a única feira no país que o município exige que as empresas locais paguem um novo alvará para expor no evento. Tudo isso vai contra a tudo aquilo que fazemos voluntariamente no nosso dia a dia”, declarou o sindicato.

 

Em 2017, a feira contou com cerca de 40 expositores e movimentou mais de R$ 40 milhões em negócios, com a participação de aproximadamente 100 mil pessoas. O evento que é realizado pelo sindicato rural de Tangará tem custo médio de produção de R$ 3,5 milhões.

 

A direção do sindicato disse que o clima não é favorável no município, e que estaria havendo uma inversão de valores. “Desta forma, acabamos assumindo responsabilidades que não são nossa. Órgãos que poderiam ajudar acabam entrando neste clima desfavorável e invertendo as responsabilidades”, afirma o comunicado do sindicato.

 

A diretoria do sindicato anunciou também que em razão de toda a trajetória do evento, que avaliaram a necessidade de pensar um novo modelo de implantação da Exposerra, cuja expectativa é voltar à agenda das feiras agropecuária de Mato Grosso em 2019.

 

Esta é a segunda feira a ser cancelada este ano em Mato Grosso. A primeira a sair da agenda de eventos este ano foi a Expoagro, realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, que realizara a Feira Agro MT, sem programação cultural como shows e rodeio, considerados tradicionais na feira de exposições cuiabanas.

 

Outro lado

A Prefeitura de Tangará da Serra informou por meio de assessoria de imprensa, que o prefeito Fábio Junqueira vai se pronunciar sobre a decisão do Sindicato Rural em coletiva de imprensa na manhã desta quinta (3).

 

RDNews
Foto: Sindicato Rural de Tangará da Serra

Publicidade

+ Acessadas