Sapezal receberá cerca de R$ 6 milhões em investimento até 2021 no sistema elétrico que abastece a cidade. Desses, R$ 4 milhões serão realizados já em 2020, com a substituição do transformador da subestação do município por um equipamento de maior capacidade (30 MVA). Além disso, foram anunciadas obras de melhoria na rede elétrica para que os moradores do município e também os de Campos de Júlio tenham uma energia com mais qualidade.
O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Energisa Mato Grosso durante encontro realizado sexta-feira (14) à tarde entre representantes da empresa, da prefeitura de Sapezal, vereadores da cidade e Deputado Estadual, no Paço Municipal. A visita da empresa teve como objetivo levar informações importantes sobre o setor elétrico, tarifa de energia e conhecer mais as demandas da cidade. Entre os assuntos também estavam obras para instalações dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas municipais, demandas dos moradores da cidade e ações de eficiência energética.
Riberto José Barbanera, diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, explicou que os investimentos que a empresa fará buscam estabilizar a distribuição de energia no município, além de possibilitar que novas cargas sejam ligadas como novas indústrias. “Quando colocamos um transformador com mais potência, aumentamos a capacidade de assimilar as oscilações, interferindo menos na vida dos consumidores. Ele também vai permitir o crescimento de Sapezal”, disse Riberto, que reforçou que os investimentos da empresa no município vão além do investimento no transformador, com ações de melhoria também na rede.
O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande, sinalizou satisfação em relação aos investimentos apresentados. “Esse anúncio é muito importante, pois traz uma notícia que a gente queria ouvir há algum tempo. Poder trazer novas indústrias é muito importante para o município”, pontuou o Valcir.
Riberto aproveitou a reunião para apresentar a estrutura de atendimento ao Poder Público e reforçar a importância das prefeituras entrarem em contato com a empresa por meio dos gestores de cada região. “Nós estamos aqui para atender Mato Grosso. Se vocês precisam tratar de algo conosco, se tem alguma dúvida, falem diretamente conosco que nós daremos o atendimento adequado. Mudamos a forma de atendimento para estar mais próximos aos gestores publicos e melhor atender as necessidades da sociedade e queremos que isso realmente aconteça”, disse Riberto.
Valcir Casagrande avaliou que a visita foi bem proveitosa. “Tivemos uma boa conversa e conseguimos solucionar 99% das nossas dúvidas e problemas. De fato, vir aqui e nos encontrar foi uma boa iniciativa da Energisa”.
Além do prefeito de Sapezal e Riberto Barbanera, estiverem presentes no encontro o deputado estadual Carlos Avallone, o presidente da Câmara de Sapezal, vereador Osmar Favini, o vereador Francisco Erinaldo, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Administração, Jocélia Ferreira da Silva e Laércio Neto, respectivamente, o gerente de Planejamento e de Serviços Comerciais da Energisa, José Nelson Quadrado e Murilo Galvão Marigo, entre outros.
Audiência Pública – A equipe da Energisa se reuniu a noite com os representantes das indústrias, comércio e agronegócio para ouvir as demandas, tirar dúvidas e conversar sobre a qualidade da energia que chega ao município. O encontro aconteceu na Câmara Municipal.