G Geral

Programa de prevenção contra as drogas lançado em Campo Novo do Parecis alcança 98 mil pessoas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Aproximadamente 98 mil pessoas foram atendidas pelo programa social da Polícia Judiciária Civil, “De Cara Limpa Contra as Drogas”, em palestras e eventos realizados em 2017. As ações desenvolvidas pelo Programa tem caráter preventivo, com o fim de alertar a sociedade, em especial, crianças e adolescentes, sobre os malefícios do consumo de drogas e outros temas da atualidade.

Durante o ano, o programa ligado a Coordenadoria de Polícia Comunitária da PJC realizou 96 palestras nas escolas de Cuiabá, Várzea Grande e no interior do Estado de MT, levando orientações e esclarecimentos para 13.765 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Além das ações em escolas, mais 84 mil pessoas foram alcançadas pelo programa, em oito eventos distintos como caravanas, mutirões, feiras agropecuárias, desbravadores e semana da Pátria.

Na Capital, cinco escolas participam das atividades preventivas desenvolvidas pelo “De Cara Limpa Contra as Drogas”, sendo EMEM Rafael Rueda, no bairro Jardim Umuarama; EMEB Francisval de Brito, bairro Coophamil; IFMT do bairro Bela Vista; Escola Estadual Padre Wanir Delfino César, no bairro Cidade Verde; e Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, no bairro Parque Cuiabá.

Na cidade de Várzea Grande, as escolas beneficiadas pelas ações sociais de prevenção, foram a Escola Estadual Irene Gomes, no bairro Figueirinha, e IFMT Várzea Grande no bairro Petrópolis.

Nas apresentações e palestras ministradas, os policiais civis abordaram variados assuntos como: Drogas lícitas e ilícitas: uso, abuso e consequências; Meus ídolos morreram de overdose; Prevenção às drogas, violência e criminalidade; Prevenção ao uso de álcool e outras drogas; Direito e deveres da criança e do adolescente, cidadania; Homofobia; A importância da escola e da família; Gravidez na adolescência; Bullying; Exploração Sexual; e Cidadania e Maioridade Penal.

HISTÓRIA

O programa surgiu no ano de 2008, na cidade de Campo Novo do Parecis. Na época, a projeto alcançou excelentes resultados para a prevenção ao uso de drogas, além de ter mobilizado todos os segmentos da sociedade para a execução do projeto.

Em 2009, a Diretoria Geral da Polícia Civil, resolveu implantar o projeto na Capital do Estado, a fim de sensibilizar e conscientizar a sociedade Cuiabana, sobre prevenção ao uso de entorpecente e até mesmo que o combate ao tráfico de drogas não é dever apenas da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão, uma vez que a repressão ao tráfico de drogas para ser efetiva deve preceder de um trabalho preventivo contínuo.

Atualmente, o “De Cara Limpa Contra as Drogas” é desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária em parceria com a Delegacia Especializada de repressão a Entorpecentes (DRE).

ATUAÇÃO

O “De Cara Limpa Contra as Drogas” atua nas escolas da rede pública e tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios decorrentes do uso de substâncias entorpecentes, sendo uma das ações da PJC no Pacto Estadual de Enfrentamento às drogas no Eixo Prevenção I – Prevenção e Educação contra as drogas.

Uma das estratégias, é a aproximação do policial civil da comunidade escolar e da sociedade através de palestras e reuniões, bem como, ocupar o tempo ocioso da criança e adolescente em idade escolar por meio de atividades lúdicas, culturais, educativas, esportivas e profissionalizantes, mantendo aproximação da cultura de prevenção ao uso de entorpecentes.

OBJETIVO

O programa busca promover a qualidade de vida para crianças e adolescentes de comunidades consideradas “de risco” em face dos índices de quantidade de usuários e tráfico de drogas registrados, disseminando a prevenção como melhor estratégia no combate ao tráfico, incutindo nos jovens a ideia de que, quem começa um vício acaba com as coisas mais importantes da vida: família, trabalho e dignidade.