Na manhã desta quarta-feira (14.02), o prefeito de Campo Novo do Parecis Rafael Machado e o deputado federal Adilton Sachetti, realizaram uma visita à Coprodia, onde foram recepcionados pelo diretor executivo da cooperativa, senhor Luis Loro.
Entre os assuntos abordados durante a visita, tanto o prefeito quanto Deputado foram informados da situação da instalação da nova usina de etanol de milho, a Etamil S/A.
Luis Loro agradeceu a visita de ambos e comentou que toda a sociedade será beneficiada com a instalação do novo empreendimento. “Estamos nos preparando para que a partir de maio seja iniciada a obra civil. A Etamil será uma grande empresa da região, que vai fomentar muitos outros setores do entorno, como transporte, fábricas de ração, confinamentos e a prestação de serviços”, afirmou.
O deputado Federal Adilton Sachetti, destacou a importância da verticalização nessa região. “Precisamos agregar valor, precisamos verticalizar, nós precisamos dar oportunidades para que as cidades tenham emprego. O campo cada vez mais irá se automatizar, então teremos menos emprego no campo e essas pessoas precisam ter uma nova atividade. Uma empresa como essa de beneficiamento de milho é importante em todos os sentidos. Ela traz desenvolvimento, novas atividades, instalação de novas empresas. É fundamental a industrialização acontecer nos produtos primários”, destacou o deputado, que elogiou o empreendedorismo dos cooperados da Usina.
Já o prefeito Rafael Machado, falou de sua relação com a Coprodia. Foi na empresa que o mesmo construiu sua carreira profissional e por esse motivo se sente gratificado sempre que visita a usina. “É uma satisfação estar aqui, recebendo o Deputado Adilton Sachetti. Já visitamos alguns pontos na cidade onde constatamos o investimento de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado. Não poderia deixar de vir até a família Coprodia que tanto tempo me acolheu e que simboliza o desenvolvimento e o progresso de nossa região”.
SOBRE A ETAMIL
A Etamil S/A, empresa da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis (Coprodia) e associados.
A nova usina será construída ao lado da já existente Coprodia. O Grande diferencial é que, a indústria irá produzir etanol a base de milho e cereais.
A construção deve ser iniciada no mês de maio de 2018. Caso seja obedecido a cronograma de construção, que é cerca de 18 meses, a indústria estará em funcionamento e produzindo etanol em meados de 2019. O valor inicial investido será de aproximadamente R$ 70 milhões.
Essa nova indústria irá gerar cerca de 100 empregos diretos e aquecer vários setores da economia, como transporte, produção de grãos e pecuária.