A 16° CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Campo Novo do Parecis, apreendeu sete homens na tarde de sábado, 22 de maio, em flagrante em uma rinha de galo.
A ocorrência realizada através de denúncia via 190, no bairro Jardim das Palmeiras, verificou que em uma residência estaria ocorrendo uma rinha de galo com vários apostadores no local. Ao chegarem ao local, a PM encontrou o portão da residência aberto e vários veículos ali presentes. Ao perceberem que a GU PM se aproximava vários suspeitos tentaram escapar.
Foram detidos 7 homens, todos estariam em volta da rinha, dentre o grupo que conseguiu fugir pulando o muro dos fundos do terreno, acredita-se que estava o proprietário, pois o mesmo não foi localizado. Durante a ação policial, uma quantia de R$ 2.071,00 (dois mil e setenta e um reais), proveniente da aposta, foi apreendida.
(25 animais foram resgatados.)
Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de polícia local sem lesões corporais para futuras providencias. Segundo o delegado de plantão, por não haver um local apropriado para acomodar os animais, a esposa do proprietário da residência ficaria responsável pelos animais aguardando determinação judicial.
No local foram encontrados 25 galos, uns em mãos e outros presos em gaiolas. Tais animais encontravam-se já bem machucados e um já sem vida proveniente da rinha. O delito se qualifica como crime ambiental, maus tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados/crueldade contra animais, e de acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos e multa.
(Infração se enquadra como crime ambiental.)
(Alguns animais estavam machucados devido ás rinhas.)