Uma recém-nascida que nasceu com problema no coração e aguardava uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) pediátrica foi transferida em um avião, nesta quinta-feira (18), para um hospital particular, em Cuiabá.
A pequena Alice saiu de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, em uma UTI área e foi internada com dinheiro doado e de empréstimo.
Ao todo, a família conseguiu R$ 18 mil que garante três dias na unidade particular.
A expectativa é que até lá o governo disponibilize uma vaga em um hospital público através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A recém-nascida foi diagnosticada com cardiopatia congênita e corre de risco de morte, caso não tenha o tratamento adequado.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) disse que está à procura de um leito pelo SUS para a paciente.
Segundo a secretaria, ela estava na fila da regulação e que a equipe de reguladores do órgão executou todas as orientações clínicas junto à equipe de médicos do município, mas que a família da criança decidiu na terça-feira (17) interná-la em uma unidade privada de saúde da capital e que o estado custearia o transporte da paciente para Cuiabá.
"O setor de Regulação da SES-MT enfatiza que segue à procura de um leito do Sistema Único de Saúde (SUS) para a viabilização do atendimento especializado à paciente e trabalha para o melhor atendimento de toda a população mato-grossense", afirma.
G1 MT