O Fórum de Contadores de Histórias de Mato Grosso está realizando um movimento cultural de contação de histórias em todo o Estado e nós, convidados do município de Campo Novo do Parecis, estaremos participando da ação simultaneamente com eles no dia 11 de agosto, às 19h horas, na Praça da Cultura - Centro.
Este movimento cultural de contação de histórias vem ao encontro da petição que foi feita junto à Assembleia Legislativa para que seja instituída a ‘Semana do Contador de Histórias’ no Estado de Mato Grosso, a ser comemorado anualmente no dia 20 de março, Dia Internacional dos Contadores de Histórias.
12 municípios farão o evento simultaneamente: Alta floresta, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Comodoro, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sapezal, Sinop e Tangará da Serra.
Em Campo Novo do Parecis a Trupe de Contadores do Teatro Ogan apresentará "O Baú das Histórias e outras histórias" de Gail E. Halley. "A história narra a viagem mágica de um velhinho que deseja contar histórias. Através do uso da inteligência ele consegue comprar o baú das histórias do deus das nuvens e provoca o surgimento dos contadores no mundo".
Participam também da ação a Trupe Trapo, da oficina de contadores de histórias da EM Professor Antonio Pereira, com a história "O Compadre da Morte", do folclore popular.
Ainda, a contadora de histórias Eloá, aluna da oficina de contação de histórias da EM Jardim das Palmeiras apresentará "A Formiguinha e a Neve", do folclore popular.
Todas essas histórias estarão sendo interpretadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) pela professora Alessandra Leite, convidada especial dessa ação em nosso Município.
O movimento é de grande valor cultural e demonstra a força e relevância desses profissionais no Estado. Outras informações sobre o evento: https://www.facebook.com/contadoresdehistoriasdematogrosso/