C CNP

Sobe para 6 o número de casos suspeitos de coronavírus em Campo Novo do Parecis; em MT 6 casos são confirmados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, acaba de atualizar os dados do coronavírus em Mato Grosso e informou que, após o credenciamento de dois laboratórios particulares na Capital, subiu para 6 o número de casos confirmados da Covid-19. Todos os casos são da região metropolitana, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. Outros dois casos de Rondonópolis ainda aguardam contraprova.

 

Segundo secretário, esses números podem aumentar na terça-feira (24), tendo em vista que vários testes do Laboratório Central (Lacen) ficarão prontos entre essa noite de segunda e a manhã de terça. Por hora, o número total em Mato Grosso é de 210 casos suspeitos no total.

 

Em Campo Novo do Parecis subiu de 3 para 6 o número de casos suspeitos de coronavírus.

 

Durante coletiva virtural, na página do Governo o Estado, Gilberto Figueiredo ainda disse que para tratar de todos os casos que futuramente irão se confirmar em Mato Grosso, 600 novos respiradores devem ser adquiridos para ajudar no tratamento dos pacientes em estado grave.

 

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.