Com o intuito de alertar os trabalhadores da saúde do município sobre as pessoas que têm algum tipo de transtorno mental, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta sexta-feira (27), em Campo Novo do Parecis, o encontro “Como se Comunicar e Ter Bom Relacionamento dentro do Seu Ambiente de Trabalho. "A apresentação foi uma iniciativa dos psicólogos do Centro de Reabilitação em atenção à campanha Setembro Amarelo, mês escolhido para intensificação das ações de prevenção ao suicídio.
A secretária de saúde Fabiana Antunes, avaliou a iniciativa como importante instrumento para fomentar a consciência dos servidores da Secretaria em relação à iniciativa em trabalhar em grupos e pedindo ajuda para quem está com início a depressão. “Nosso pais está sofrendo de uma epidemia de doenças mentais. Nós temos a responsabilidade de saber como abordar a situação e, nesse sentido, acreditamos no trabalho em equipe para desenvolvermos competências que nos possibilitem cuidar das pessoas que estão cuidando da nossa população”, afirmou Fabiana, referindo-se à contribuição dos psicólogos da Secretaria que trabalham para o desenvolvimento de ações e estratégias relacionadas às questões que envolvem educação em saúde, com foco em saúde mental.
A velocidade de troca de informações, a ampliação de expectativas sobre a própria identidade, informações inadequadas, além do isolamento, apresentam-se como fatores de estresse próprios das formas de comunicação atuais, trazendo implicações, inclusive, no ambiente de trabalho. “Precisamos prestar muita atenção à mudança de comportamento das pessoas com as quais convivemos: quase 36% das pessoas que morreram por suicídio sofriam com algum transtorno do humor e, atualmente, existem cerca de 300 milhões de pessoas no mundo com depressão”, ressaltou Fabiana.
Esse encontro foi realizado no auditório da faculdade Ágora, e contou com a participação de toda a Secretaria com a presença de todos os funcionários dos postos de saúde da sede do município e dos distritos com mais de 280 pessoas.
Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.
O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução.
O setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.