A fim de proporcionar mais agilidade no atendimento de pedidos de socorro de urgência e evitar duplicidade nos atendimentos, as operações de resgate em acidentes de trânsitos ou ocorrências pré-hospitalares estão sendo feitas em conjunto entre o Corpo de Bombeiros, SAMU e PM.
“O serviço de resgate às urgências e emergências é importantíssimo para a resolutividade do atendimento aos pacientes quando chegam aos serviços de saúde. A integração é fundamental para aprimorar e agilizar o socorro médico ou pelo nosso grupo de soldados bombeiros, uma vez que este primeiro atendimento pode ser vital para salvar uma vida”, disse o responsável pelo Núcleo de Corpo de Bombeiros em Campo Novo do Parecis, Ten. Bueno.
Em média, um atendimento a ocorrência leva até 15 minutos dentro do perímetro urbano e na área rural depende da distância.
Para se ter uma ideia, esta semana em um atendimento, a viatura dos bombeiros chegou ao local em 7 minutos. A base de transmissão desses rádios está em uma altura de 120 metros e a abrangência desses aparelhos é de um raio de 90 km a partir do perímetro urbano de Campo Novo do Parecis.
A equipe do SAMU, que passa por diferentes treinamentos, integra um sistema de resgate composto também pelo Corpo de Bombeiros e o Grupamento de Rádio e Radiopatrulha da Polícia Militar.
A rapidez e o alcance do sistema de rádios interligados minimiza o estresse em localidades em que há poucos recursos de comunicação, agilizando o atendimento da vítima.