O Salto Utiariti e o Salto Belo, localizados na Aldeia Utiariti e Sacre II, respectivamente, são duas das maiores belezas naturais de Campo Novo do Parecis, 390 km de Cuiabá. Abertas à visitação, as cachoeiras proporcionam aos visitantes um turismo de aventura e contemplação da natureza praticamente intocada pelo homem.
Por serem próximas uma da outra, cerca de 15 km, é possível que os visitantes conheçam as duas lindas cachoeiras no mesmo dia.
Mais de 50 pessoas passaram o domingo (16) conhecendo as cachoeiras, trilhas, cavernas e aproveitando de tudo que a natureza proporciona.
“Com tantos lugares lindos em nossa cidade, não precisamos ir muito longe para nos divertirmos e contemplarmos a natureza”, disse Adriana, moradora de Campo Novo do Parecis que visitou as duas cachoeiras nesse domingo.
O Cacique da Aldeia Sacre II, Tarcilo Zomoizokae Pareci, aproveitou a oportunidade para convidar a população camponovense e de toda a região para prestigiar as belezas que existem na cidade.
De acordo com Claudio Roberto (Maestro), chefe do Departamento de Turismo de Campo Novo do Parecis, o Departamento de Turismo vem realizando trabalhos para o fortalecimento dos atrativos turísticos do município, e o resultado positivo está evidente com o grande número de turistas estrangeiros e da região que vêm visitar nossas belezas naturais.
Para mais informações sobre as rotas das cachoeiras, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (65) 9 9996 2878.
Salto Utiariti
Com 98 metros de altura, acessível por uma trilha a partir da aldeia indígena de mesmo nome. Por lá, as atividades são a contemplação, que pode ser feita do alto do salto e também de um mirante acessível por trilha íngreme, em um ponto mais baixo e “frente a frente” à queda. No fim da trilha existe uma linda caverna esculpida pela força da água.
O Salto também é muito utilizado por aventureiros e praticantes de Rapel. São cerca de 5 minutos de descida.
A Aldeia Utiariti fica 90 km do Centro de Campo Novo do Parecis.
Salto Belo
Localizado na Aldeia Sacre II, a 75 km do Centro da cidade, o Salto Belo é um local paradisíaco, com lindas trilas que levam ao ponto mais baixo da queda d'água de aproximadamente 45 metros de altura. Em 2009, o Salto Belo foi o cenário da quebra do recorde mundial de “caiaque extremo”, no qual o esportista salta do alto da cachoeira utilizando apenas o caiaque e o remo.
Além do Rafting, outro esporte muito praticado no Salto Belo, assim como no Salto Utiariti, é o Rapel através da volumosa cortina d’água. Mas o Salto Belo não é só adrenalina. Para os que desejam um lugar para relaxar, existem diversas “prainhas” onde o visitante pode se refrescar e admirar a natureza.