C CNP

Professora do IFMT campus Campo Novo do Parecis publica artigos em duas revistas internacionais

Professora do IFMT campus Campo Novo do Parecis publica artigos em duas revistas internacionais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A professora das disciplinas Biologia nos cursos Integrados Técnicos ao Ensino Médio e de Biologia Celular, Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais e Anatomia Vegetal do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis, Simoni Anese, teve dois artigos publicados nas revistas científicas internacionais Molecules e Journal of Agricultural and Food Chemistry.

 

As pesquisas abordaram temas relacionados aos recursos vegetais do cerrado, alelopatia e fitoquímica de plantas. Os títulos dos estudos são: como co-autora “Bioactive Diterpenes from the Brazilian Native Plant (Moquiniastrum pulchrum) and Their Application in Weed Control” e como primeira autora “Search of New Tools for Weed Control Using Piptocarpha rotundifolia, a Dominant Species in the Cerrado”.

 

Os estudos tiveram como objetivo descrever o isolamento e a caracterização de compostos naturais em plantas nativas da família Asteraceae, ocorrentes no Cerrado, e sua aplicação preliminar para controlar plantas daninhas. “Os trabalhos são resultantes do meu estágio pós-doutoral, financiado pela CAPES, na Universidade de Cádiz, na Espanha, entre os anos de 2017 e 2018. Foram 10 meses de muito trabalho e convivência riquíssima com um grupo de pesquisa referência na área de alelopatia em plantas superiores”, salientou Simoni.

 

Segundo a professora, as publicações referem-se ao estudo fitoquímico de duas plantas da família Asteraceae nativas do Cerrado, em que foram isolados compostos químicos com abordagem para serem aplicados no controle de plantas daninhas que impactam nos ecossistemas agrícolas. “As Asteraceae são excepcionalmente ricas em metabólitos secundários que servem como defensores químicos. Estes compostos podem atuar como herbicidas, inseticidas e reguladores naturais de crescimento de plantas e podem apresentar grande valor na agricultura sustentável”, complementou, acrescentando que a espécie Piptocarpha rotundifolia foi coletada no pequeno fragmento de Cerrado remanescente do Campus Campo Novo do Parecis e revelou-se riquíssima em compostos bioativos.

 

Simoni explica que a região da Chapada dos Parecis corresponde a um dos pólos mais significativos da produção extensiva de grãos do país e está listada como uma das que perderam grande parte da sua vegetação de Cerrado. “Desta forma, as áreas remanescentes que são pouco conhecidas, devem ser alvo de pesquisas e estudos para aumentar as informações sobre a diversidade e potencial de uso da nossa flora nativa e, consequentemente, sua valorização e preservação”, justificou.

 

Professora do IFMT campus Campo Novo do Parecis publica artigos em duas revistas internacionais
Professora do IFMT campus Campo Novo do Parecis publica artigos em duas revistas internacionais

 

Para ler os estudos completos, basta acessar os links:

Bioactive Diterpenes from the Brazilian Native Plant (Moquiniastrum pulchrum) and Their Application in Weed Control.

Revista: Molecules

Doi para acesso: https://doi.org/10.3390/molecules26154632

Search of New Tools for Weed Control Using Piptocarpha rotundifolia, a Dominant Species in the Cerrado.

Revista: Journal of Agricultural and Food Chemistry

Doi para acesso: https://doi.org/10.1021/acs.jafc.1c01880

 

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis

Publicidade

+ Acessadas