Quilo da picanha chega a custar R$ 45 reais em Campo Novo do Parecis.
Neste fim de ano, o preço do boi gordo no Brasil está batendo todos os recordes e o maior motivo do aumento é a procura da China pela proteína brasileira. O ano novo chinês e a peste suína na Ásia são os maiores motivos para que os chineses importem a carne bovina brasileira.
Nesta quarta-feira (27), os supermercados de Campo Novo do Parecis estavam cobrando, em média, R$ 40,00 no quilo da picanha, 25% mais do que era cobrado em setembro. Além da picanha, todos os cortes tiveram um aumento expressivo.
Segundo o gerente de um desses estabelecimentos, a expectativa é que para o fim do mês de dezembro haja um aumento de pelo menos 10% no preço da carne bovina e, consequentemente, aumentará também o preço da carne de frango e suína.
Para solucionar o problema e frear o aumento, o Governo brasileiro pensa em liberar a importação de carne bovina. “O Brasil é grande exportador, mas pode importar carne, se precisar, para dar um equilíbrio ao mercado”, disse a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta segunda-feira (25).