O município de Campo Novo do Parecis em solenidade realizada na tarde do dia 18 de maio – terça-feira, fez o lançamento simbólico da atividade delegada a ser realizada pela 16a CIPM e pelo Núcleo de Bombeiro Militar, implementado pelo termo de cooperação entre o Estado de Mato Grosso e o município de Campo Novo do Parecis. O anúncio contou com a presença de autoridades do município e região, tais como o prefeito municipal Rafael Machado, coronel PM Antônio Nivaldo de Lara Filho e tenente coronel PM Cleverson Leite de Almeida (7° comando Regional - Tangará da Serra), tenente regional PM Roberto Menegoto (16a CIPM de Campo Novo do Parecis), tenente coronel BM Marcel Bueno (NBM – Campo Novo do Parecis), presidente da câmara de vereadores vereador Marcelo Burgel, bem como os vereadores: Marcio Nascimento, Fabio do agem, Marciano, Willian Freitas, Joaquim Equip e Itamar, além dos representantes da ACIC-CDL: Júnior e Gilvano.
(Iniciativa prevê remuneração á trabalhos prestados por Policiais e Bombeiros Militares.)
Empregando de policiais militares e bombeiros militares, em seus horários de folga, devidamente fardados (PMMT E CBMMT) e munidos de equipamento de proteção individual, a iniciativa firmada efetivamente busca trazer maior segurança para o munícipio, bem como maior incentivo para policiais e bombeiros militares na realização de atividades. “Teremos mais policiais militares nas ruas, e mais bombeiros militares compondo a guarnição. Atualmente o corpo de bombeiros possui 3 viaturas, sendo dois bombeiros militares por dia de serviço no plantão de 24 horas. Com mais efetivo poderemos dar melhores respostas no atendimento. Essa iniciativa do prefeito municipal Rafael Machado e juntamente com os vereadores efetivando a lei da atividade delegada, veio ao encontro as nossas necessidades, principalmente dessa carência de efetivo”, pontua Tenente Bueno.
É através da atividade delgada que o policial e o bombeiro militar vai incrementar o efetivo de serviço operacional nos atendimentos de competência dos respectivos órgãos em suas dadas áreas de competência legal. Com isso a sensação de segurança melhorara e a qualidade dos serviços prestados a acompanha. “Os bombeiros estão totalmente interessados nessa ação, até porquê antes dessa iniciativa, muitos ajudavam no atendimento as ocorrências em seus dias de folga. Esses profissionais que já se sacrificam antes da atividade delegada, agora tem um incentivo a mais, além da remuneração, poder prestar serviços a favor do cidadão”, completa.
Campo Novo do Parecis, dá exemplo dentro do estado de Mato Grosso como um dos poucos municípios no estado que tem o exercício da atividade delegada. Sendo ela, remuneração de serviços prestados tanto do bombeiro militar quanto do policial militar, em suas horas de folga. “Poderemos aumentar o atendimento à população sem a necessidade de aumentar o efetivo, já que não temos nenhuma previsão de concurso público para bombeiro e polícia militar. Hoje, com o apoio do poder legislativo, celebramos o convenio entre governo do estado e governo municipal. Aliás, uma situação que acompanhamos com frequência é a divisão das esferas, onde até certo ponto é dever do munícipio, daqui pra frente é dever do estado. Acho que isso não deve existir, na oportunidade de poder ajudar, o município tem que ajudar, e vice versa. A exemplo do que já fizemos em escolas: reformamos escolas públicas estaduais, investimos, também em saúde pública, em nível de cirurgia, que seria responsabilidade do estado. E agora na área de segurança pública que é estritamente responsabilidade do governo do estado, ou seja o prefeito poderia cruzar os braços e apenas reclamar. No entanto, Campo Novo do Parecis fez diferente, arregaçou as mangas, estendeu a mão, e em parceria com o governo do estado, podemos contemplar mais uma conquista, além da viatura, motocicletas, câmeras de segurança e o próprio quartel da polícia militar, agora temos a atividade delegada, atendendo cada vez melhor a população camponovense’, declara Rafael Machado, prefeito municipal.
Com a união entre os poderes em benefício do município, o grande favorecido é o cidadão camponovense, tendo em vista que suas necessidades são atendidas prontamente, tanto pelo poder executivo, quanto pelo legislativo. “Se temos entendimento entre os poderes, a população é a maior beneficiada, afinal somos eleitos para isso, como representantes tanto da população camponovense. Fizemos uma parceria, no início da gestão, levamos até o prefeito Rafael a medida, e o mesmo teve o entendimento da necessidade dessa atividade delegada no município. Assim, conseguimos em parceria do executivo, legislativo e os poderes tanto do corpo de bombeiros quanto da polícia militar afim de chegar nesse objetivo que é, enfim, a atividade delegada consolidada em nosso munícipio”, ressalta Marcelo Gurgel.
(Campo Novo do Parecis faz história, com tal implementação.)
“Trata-se de um momento impar e único, nunca tivemos uma atitude dessas, então temos que parabenizar o prefeito Rafael Machado, por ser o primeiro prefeito a contribuir diretamente com a segurança do munícipio e juntamente com a câmara de vereadores, estar em sincronia com as necessidades da população. Ultimamente, temos visto e ouvido o que tem acontecido na nossa cidade, são assaltos e vários fatos que ocasionaram uma certa insegurança, pensando nisso, a atual administração em parceria com a câmara de vereadores está permitindo uma segurança ostensiva, onde a polícia militar assim como o bombeiro militar, estarão nas ruas fazendo ronda atuando 24 horas em prol de defender a população, buscando, sempre, proteger o cidadão de bem.”, comenta o vereador Itamar.
Os profissionais atuarão no município no apoio à dispersão de aglomerações e no auxílio ao cumprimento de medidas restritivas durante a pandemia da COVID-19. Agindo na fiscalização do comercio ilegal ou irregular, no combate à depredação do patrimônio público, reforçando, ainda, o efetivo operacional nos serviços de urgência e emergência, e dando apoio à fiscalização ambiental, de transito, de obras, de vigilância sanitária e de licenças em geral. Além de servirem no apoio na fiscalização de realizações de programas, projetos e eventos em geral, bem como da execução de outras atividades inerentes ao município, as quais são desfavoráveis ao seu desenvolvimento econômico e social, em escala especial, em locais a serem especificados no plano de trabalho. “Para participar da atividade delegada o policial tem que se voluntariar, e todos já se voluntariaram para essa ação no município, temos equipamentos, além de 4 motos e uma caminhonete da prefeitura que já vai atender nessa nova ação. Acreditamos que frutos virão para a segurança do município”, assegura o tenente coronel Menegoto.
(Policiais e Bombeiros militares, prestarão serviços integralmente em prol da população.)
“Nós, do comando da Força tática que respondemos pela regional de Tangará da Serra, estamos presentes e aqui em Campo Novo para suplementar essa força policial. A principal ideia, além da remuneração pelos serviços que os policiais militares prestarão no seu período de folga, aumenta-se o efetivo de serviço, melhorando então a prestação de serviços de segurança pública no município com os apoios necessários entre bombeiro e polícia civil. Com certeza os munícipes irão ganhar com essa implementação de atividade delegada”, salienta tenente coronel Leite.
por Thaís BemFica