C CNP

Lixão de Campo Novo do Parecis passará a funcionar como aterro sanitário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fonte/Agência: Juliano Olejas | DECOM


 O lixão de Campo Novo do Parecis, local usado para a destinação final dos resíduos sólidos do Município, passará a funcionar como aterro sanitário a partir de primeiro de novembro deste ano. A medida visa implementar ações ambientalmente corretas de descarte do lixo produzido pela população.

 

O processo foi possível através da concessão de administração do espaço, onde o Município passa a cumprir suas obrigações estabelecidas em convênio com a FUNASA em 2007, atendendo também as exigências dos demais órgãos ambientais.

 

A empresa MFM Soluções Ambientais, vencedora do certame para a administração do espaço, está realizando diversas ações no local, para iniciar de forma correta o recebimento e destinação final dos resíduos. Na manhã desta quarta-feira, 25, foi iniciado o trabalho de implantação das Geomembranas na primeira célula de condicionamento de resíduos sólidos o que vai propiciar melhorar eficiência e sustentabilidade na sua destinação final.

 

Gezi Duarte, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, esteve acompanhando o início deste trabalho e enfatizou a alegria em estar dando início ao projeto: “É com grande satisfação que anunciamos essa iniciativa inovadora, vai ser um trabalho muito criterioso e com diversas etapas a serem cumpridas, por isso a secretaria está de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida da população quanto ao novo modelo de descarte do nosso lixo”.

 

Além dos aspectos ambientais, a concessão do aterro sanitário também enfrenta desafios, como o estabelecimento de regulamentações rigorosas e a fiscalização constante dos trabalhos da empresa administradora, para garantir o cumprimento de suas obrigações contratuais. A transparência na condução dos trabalhos de gestão do aterro e o envolvimento da comunidade serão cruciais para melhores resultados nesse processo.

 

Com um compromisso firme com a tecnologia, sustentabilidade e o bem-estar da população, a concessão do aterro sanitário representa um passo importante na gestão de resíduos, tendo a expectativa de promover um ambiente mais limpo e saudável para as gerações futuras.

 

Num cenário de um mundo cada vez mais preocupado com o meio ambiente e a sustentabilidade a concessão do aterro sanitário é uma estratégia para lidar com um dos desafios mais críticos enfrentados atualmente, a proteção do meio ambiente.

 

A parceria entre o setor público e privado visa otimizar a gestão de resíduos, tornando-a mais eficaz e ambientalmente responsável.