Na Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, localizada no município de Campo Novo do Parecis (a 396 quilômetros a noroeste de Cuiabá), os alunos realizaram uma eleição para escolher o nome da biblioteca estudantil. O resultado apontou a escritora Clarice Lispector como a escolha dos alunos, realizado no dia 5 de novembro. Participaram os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, em uma votação online.
Segundo a diretora Elisiane Masso Nascimento, a eleição surgiu com a indagação das professoras que coordenaram o evento e alguns profissionais da escola. “Por que a biblioteca não possui um nome? A partir daí, iniciamos buscar sugestões de nomes de escritores locais e consagrados”, destaca.
“Fizemos uma atividade interventiva voltada à importância da leitura, onde os estudantes, estimulados pelas professoras de língua portuguesa, reconheceram a importância da biblioteca na formação humana. Os alunos conheceram as personalidades que mais se destacaram na literatura brasileira e participaram de uma eleição para se estabelecer um nome oficial para a biblioteca da escola”, ressalta.
Para as duas professoras de língua portuguesa que coordenaram o processo de votação, a ação teve como foco estimular os estudantes a reconhecerem a biblioteca da escola não só como espaço acolhedor e promovedor de leitura, mas também como consolidador de aprendizagem e crítica.
Além de Clarice Lispector, receberam votos os escritores Ricardo Guilherme Dicke, José de Alencar, Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Monteiro Lobato.
Adilson Rosa | Seduc MT