Em maio, o espetáculo de teatro circense “Korvatunturi”, de Gramado (RS), irá percorrer seis cidades no Estado. Destinada exclusivamente a alunos da rede pública municipal, a apresentação – que contará com uma estrutura itinerante especial – será apresentada nesta quinta-feira (16.05), em Campo Novo do Parecis.
A atração gratuita faz parte da iniciativa “Circo Áster Máquinas – A magia do circo unindo o mundo da arte e da sustentabilidade”, que visa promover a cultura e a conscientização ambiental junto às comunidades próximas das filiais da empresa concessionária da John Deere em Mato Grosso. Entre os municípios que também recebem a apresentação estão Cuiabá, Tangará da Serra, Diamantino, Sapezal e Juara.
Em “Korvatunturi”, os espectadores acompanham um mundo de bondade e desejos realizados em que criaturas mágicas mostram a importância do amor, da esperança e de fazer o bem. Apenas um ser humano – escolhido por sua bondade – passa pela experiência de viver naquele universo para aprender as valiosas lições deste povo. No entanto, ele terá que retornar ao lado dos humanos para ensinar os valores da simplicidade da vida e ajudar a salvar a árvore encantada.
O espetáculo prevê um mix de artes e sensações – que vão desde o aroma que invade o olfato até a iluminação e o cenário que abraçam o convidado como se ele fosse parte daquele universo fantástico. Em “Korvatunturi”, as cenas revelam elementos únicos por meio de projeções em um painel de LED com mais de nove metros – que, por sua vez, são contempladas por artistas que exploram o teatro e as artes circenses.
“O projeto 'Circo Áster Máquinas' traz uma mensagem muito importante: a conscientização ambiental, a sustentabilidade e a coleta seletiva. Levar essas questões ao público é um compromisso assumido por nossa empresa, que há três anos criou o Programa de Educação Ambiental (PEA) – uma iniciativa-matriz que promove um circuito de atividades e capacitações voltadas à preservação dos recursos naturais existentes no planeta, com base nas diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU)”, comenta Luiz Piccinin, diretor presidente da Áster Máquinas.
Vale destacar que o projeto “Circo Áster Máquinas – A magia do circo unindo o mundo da arte e da sustentabilidade” conta a parceria do NTICS Projetos, além da participação e do apoio de escolas da rede pública, secretarias municipais e estaduais, órgãos públicos e comunidades locais. A iniciativa também irá circular por municípios de Mato Grosso do Sul.