C CNP

Espetáculo “Korvatunturi” leva a magia do circo e do teatro para alunos da rede pública de Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Era uma vez uma floresta mágica numa terra distante. É lá onde vive um povo antigo e sábio, chamado Korvatunturi, que protege uma grande árvore encantada – a Árvore da Vida. A partir do dia 7 de maio, eles irão contar em detalhes ao público mato-grossense como essa tarefa requer o esforço de todos. Afinal, a árvore está em perigo. Este é o mote do espetáculo “Korvatunturi”, de Gramado (RS), que irá percorrer seis cidades no Estado.

 

Destinada a alunos da rede pública, a atração gratuita faz parte do projeto “Circo Áster Máquinas – A magia do circo unindo o mundo da arte e da sustentabilidade”, que visa promover a cultura e a conscientização ambiental junto às comunidades próximas das filiais da empresa concessionária da John Deere em Mato Grosso. Entre os municípios que irão receber a apresentação estão Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Tangará da Serra, Diamantino, Sapezal e Juara.

 

Em “Korvatunturi”, os espectadores acompanham um mundo de bondade e desejos realizados em que criaturas mágicas mostram a importância do amor, da esperança e de fazer o bem. Apenas um ser humano – escolhido por sua bondade – passa pela experiência de viver naquele universo para aprender as valiosas lições deste povo. No entanto, ele terá que retornar ao lado dos humanos para ensinar os valores da simplicidade da vida e ajudar a salvar a árvore encantada.

 

Ao apostar na experiência sensorial, o espetáculo prevê um mix de artes e sensações – que vão desde o aroma que invade o olfato até a iluminação e o cenário que abraçam o convidado como se ele fosse parte daquele universo fantástico. Em “Korvatunturi”, as cenas revelam elementos únicos por meio de projeções em um painel de LED com mais de nove metros – que, por sua vez, são contempladas por artistas que exploram o teatro e as artes circenses.

 

Para além das composições originais cantadas ao vivo pelo elenco, a atração apresenta ao público criaturas inspiradas em Avatar e que contam com um idioma próprio – criado especialmente para o espetáculo. Inclusive, quem assiste é convidado a aprender um pouco da língua desses seres. A palavra “Korflê”, por exemplo, pode ser traduzida como amor e incorporada ao vocabulário tupiniquim.

 

“O projeto 'Circo Áster Máquinas' traz uma mensagem muito importante: a conscientização ambiental, a sustentabilidade e a coleta seletiva. Levar essas questões ao público é um compromisso assumido por nossa empresa, que há três anos criou o Programa de Educação Ambiental (PEA) – uma iniciativa-matriz que promove um circuito de atividades e capacitações voltadas à preservação dos recursos naturais existentes no planeta, com base nas diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU)”, comenta Luiz Piccinin, diretor presidente da Áster Máquinas.

 

Vale destacar que o projeto “Circo Áster Máquinas – A magia do circo unindo o mundo da arte e da sustentabilidade” conta a parceria do NTICS Projetos, além da participação e do apoio de escolas da rede pública, secretarias municipais e estaduais, órgãos públicos e comunidades locais. A iniciativa também irá circular por municípios de Mato Grosso do Sul.

 

Agenda

No dia 7 de maio, será a vez de Cuiabá receber o espetáculo “Korvatunturi”. Já, no dia 10 de maio, a atração chega em Tangará da Serra. No dia 13 de maio, a apresentação ocorre em Diamantino. No dia 16 de maio, o público de Campo Novo do Parecis poderá conferir de perto o interativo teatro circense. Enquanto que nos dias 19 e 20 de maio é a vez de Sapezal. O município de Juara recebe o espetáculo no dia 23 de maio. Cada cidade contará com duas exibições.

Publicidade

+ Acessadas