C CNP

Com início das chuvas o combate à dengue deve ser intensificado nos próximos meses

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com o início do período chuvoso e a possibilidade do aumento da incidência do mosquito Aedes aegypti em Campo Novo do Parecis, as vigilâncias ambiental e epidemiológica intensificam ações de combate à transmissão da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

 

Os índices de infestação ainda estão baixos com 100% de toda área fiscalizada na sede do município e distritos.

 

As visitas domiciliares ocorrem durante todo o ano, mas são flexibilizadas no período da seca.

 

Além disso há uma nova campanha publicitária em que o foco será o envolvimento da população no combate ao mosquito.

 

“Como os criadouros são em sua maioria dentro dos domicílios, convidamos a sociedade a participar mais para acabar com esses focos. Essa é a melhor maneira de evitarmos a transmissão”, Fabiana Antunes secretaria de saúde

.

Os números de manifestação predial do transmissor do vírus em Campo Novo do Parecis estão em 0,26% — abaixo do índice recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, dos 1926 imóveis vistoriados na semana passada.

 

Até o momento os registros de casos e notificações em Campo Novo do Parecis estão na seguinte ordem:

 

Dengue

Notificados 101

Descartados 89

Confirmados 6

Abertos 6

 

Chikungunya

Notificados 70

Descartados 64

Confirmados 1

Abertos 5

 

A dengue é uma doença febril aguda transmitida pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti. Não há tratamento específico para o paciente com dengue. É considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. De acordo com os profissionais, o crescimento da indústria de embalagens descartáveis e a expansão desorganizada dos centros urbanos, aliados a fatores climáticos, tornam praticamente impossível, em curto prazo, erradicar o mosquito da dengue.

 

Com a intensificação das chuvas a população deve ficar atenta em relação aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.  Os cuidados devem ser redobrados, pois o acúmulo de água contribui para o aumento de focos. Todos os cuidados com os pequenos reservatórios como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, entre outros recipientes são indispensáveis, uma vez que podem se tornar criadouros do mosquito.