Políticas públicas para a cidade de Campo Novo do Parecis buscam ampliar a malha cicloviária e incrementar a ocupação dos espaços públicos pela população. A construção da ciclovia no bairro Jardim Olenka em sete dias no canteiro central da avenida Minas Gerais é um exemplo disso.
Esta obra foi concretizada com recursos próprios da Secretaria Municipal de Infraestrutura totalizando mais de dois mil metros quadrados de pavimento asfáltico com a qualidade de perdurar mais de 25 anos, segundo o secretário municipal Marcelo Burgel.
“Nós procuramos realizar esta obra com material de qualidade que é utilizado na maioria dos municípios da região. Vimos que em cidades como Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso esse tipo de pavimentação asfáltica tem a durabilidade de mais de duas décadas”.
Pelo Código de Trânsito brasileiro, carros e bicicletas têm os mesmos direitos quando se trata de ocupar as ruas das cidades. A exceção é feita apenas quando a pista for de alta velocidade ou se houver um espaço destinado às bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. A ciclovia é um espaço físico separado da rua. A ciclofaixa é uma pintura na rua, geralmente em vermelho, com algum tipo de sinalização separando seu limite da pista. Já a ciclorrota não possui nenhuma demarcação especial, consiste em um conjunto de informações sobre rotas mais favoráveis para a locomoção de ciclistas na pista comum.
Em menos de uma semana pronta, este espaço está sendo utilizado pelos moradores dos bairros Jardim das Palmeiras e Jardim Olenka, onde realizam caminhada pela manhã ou entardecer.
“Nós decidimos fazer essa ciclovia devido ao grande fluxo de ciclistas que se deslocam desses dois bairros para o centro trabalhar ou fazer sua caminhada, então adaptamos o canteiro central da avenida Minas Gerais, facilitando o deslocamento dessas pessoas”, explicou Marcelo Burgel.
Uma ciclovia se torna necessária quando uma via é muito carregada de veículos motorizados. Ela oferece riscos sérios aos ciclistas, por isso eles precisam de um espaço segregado, totalmente protegido, para se locomover.
Porém, em lugares de pouco fluxo e baixa velocidade bastam as ciclofaixas ou ciclorrotas.
Um levantamento realizado pelo Governo Federal, no ano passado, mostrou que elas somam juntas 2.526,61 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em todas as cidades do Brasil.
Em Campo Novo do Parecis, novas ciclovias serão construídas no bairro jardim das Palmeiras nas Avenidas Minas Gerais, Maranhão e Ceará com o início previsto ainda para esse segundo semestre de 2019.