C CNP

Caso Ágatha; avó diz que prefeitura já está disponibilizando metade do leite, mas família precisa quantidade total

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O site Parecis.Net entrou em contato com familiares da pequena Ágatha, depois de declarações feitas em rede social sobre a suposta negativa por parte da prefeitura de não disponibilizar um leite especial que está sendo utilizado na alimentação da criança.

 

Em conversa com a senhora Cristiany Maria, avó de Ághata, ela informou que a prefeitura já está disponibilizando metade da quantidade do leite necessário e que a família solicitou junto à defensoria pública para que fosse disponibilizado em sua totalidade. Em ofício, a prefeitura explicou que poderia disponibilizar apenas a metade em função dos procedimentos legais.

 

Diante da informação de que no momento, a prefeitura pode disponibilizar somente a metade da quantia necessária do leite, a família deverá ingressar na justiça para conseguir o restante.

 

O leite Infatrini da Danone foi sugerido por nutricionista. O leite tem o custo aproximado de R$130,00 a unidade de 400G, sendo necessário no momento 14 latas no mês. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a prefeitura se prontificou com metade dessa quantia, fato que pode ser mudado caso a família siga o procedimento e ingresse na justiça. Assim que a justiça determinar, a prefeitura deverá disponibilizar a quantia necessária do leite.

 

Outro Lado

Em nota, a prefeitura emitiu nota sobre o caso:


Nas últimas horas foi amplamente divulgado nas redes sociais de que a Secretária de Saúde Municipal teria negado disponibilizar o leite indicado para a pequena Ágatha, a qual está acometida a uma séria doença e precisa de cuidados e mantimentos especiais. Em vista a essas informações a Secretaria de Saúde esclarece que:

  1. De forma alguma o leite solicitado foi negado, apenas seguindo procedimento legal para garantia da disponibilidade do leite em questão, e que de acordo com o relatório médico apresentado datado de 01 de fevereiro de 2019, não faz nenhuma referência que indique que a criança necessita de fórmula nutricional do leite específico.
  2. A secretaria de saúde informa que, desde o início do caso, tem se prontificado e disponibilizado metade da quantidade necessária do leite.
  3. A secretaria de saúde informou aos pais qual seria procedimento para garantir a disponibilidade em sua totalidade e assim que o procedimento for realizado o setor de compras estará realizando a aquisição em regime de urgência.
  4. Em todas as solicitações, a secretaria de saúde foi atenciosa e não mediu esforços para atender os pedidos permitidos legalmente.
  5. A secretaria de saúde lamenta o caso e a forma pelo qual foi divulgado, gerando desconforto e descontentamento pela sociedade, quando na verdade todos estamos trabalhando para garantir as necessidades da pequena Ágatha.
  6. A secretaria informa ainda que todos os casos raros são tratados com prioridade para garantir o atendimento necessário.

Secretaria Municipal de Saúde