Aconteceu na manhã de segunda-feira, 19 de agosto, a aula inaugural do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) em Gestão de Negócios, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis. O curso visa capacitar indígenas para o trabalho em gestão de negócios em suas aldeias, contemplando disciplinas básicas e específicas, com 160 horas e, aproximadamente, 3 meses de duração.
Estiveram presente na aula inaugural cerca de 41 alunos do curso, docentes, técnicos administrativos, representantes indígenas e o Pró-Reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara.
O Diretor de Ensino do campus Campo Novo do Parecis, William Benedito, desejou as boas vindas aos alunos, destacando a qualidade de ensino no IFMT e se colocando à disposição de todos os presentes. O Diretor-Geral Substituto, Jeferson Novaes, em sua fala, destacou importância do IFMT no município de Campo Novo e reforçou a parceria entre a instituição e a comunidade indígena.
O Presidente da Associação Waymarê, Paulo Zenazokemae, parabenizou cada um que está somando com essa busca de capacitar pessoas. “Que todos sejam bem-vindos. Que façam o curso com vontade, disposição e estejam dispostos a aproveitar e aprender. Não é por acaso que chegam oportunidades. Tudo vem de uma busca por parcerias e oportunidades. Vamos nos capacitar. Vamos estudar!”, agradeceu e aconselhou.
Para o coordenador da FUNAI em Campo Novo, Joelson Kenizokemaece, esse FIC é exemplo de um belo trabalho que está sendo executado. “Agradeço as parcerias entre as comunidades, cooperativas, funai e IFMT. Desejo bom proveito e que cada aluno possa levar aprendizado à sua comunidade”, disse.
Quem também fez o uso da palavra foi o Cacique da Aldeia 4 Cachoeiras, Narciso Kazaizoese. “Recomendo que os alunos aproveitem os estudos. Eu não tive estudo, mas entendo que estudar é necessário. Os professores estão fazendo bem para a comunidade indígena e estou muito feliz porque é uma oportunidade para a comunidade. Sem estudo não somos mais nada. Hoje a arma da gente é o estudo. Espero que ouçam meu conselho e gravem na cabeça. Vocês estão recebendo estudo para trazer sabedoria para a comunidade indígena”, falou sabiamente.
Na aula inaugural também foram apresentados os professores que ministrarão as aulas: Josiane Santiago de Lima, Thiago Luiz Gobo de Freitas e Lourivani Bastos de Souza.
O curso FIC faz parte de mais um compromisso do IFMT com a inclusão, visto que assegurará a garantia dos direitos constitucionais dos indígenas em relação ao direito à educação. “O IFMT é isto senhores. Ele é desenvolvido numa plataforma chamada oportunidade e desenvolvimento para o trabalho. E o curso ofertado servirá para que senhores possam sim gerenciar suas comunidades. Somos parceiros! Fico muito satisfeito de ver o IFMT seNDO protagonista dessa oportunidade. Desejamos que esta seja a primeira iniciativa de tantas outras. Nossa instituição é de vocês. Nossa instituição está aprendendo com vocês”, disse o Pró-Reitor de Ensino.
Esta é a primeira turma formada 100% por alunos indígenas de um curso ofertado pelo campus e proporcionará não somente enriquecimento profissional aos participantes, mas também garantirá a troca de experiências e a aproximação entre estudantes indígenas e não indígenas.
Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis