O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, esteve em Campo Novo do Parecis nesta segunda-feira (28) para conhecer as potencialidades do município. Durante a visita, foram discutidas formas de intercâmbio para a troca de tecnologias no campo.
O encontro foi promovido pela Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso - APROFIR, a qual tem Marlon Fedrizzi como seu atual presidente.
O embaixador apresentou a experiência de Israel com o desenvolvimento de tecnologias voltadas à agricultura e destacou em sua fala a importância da educação e da ciência e tecnologia para o desenvolvimento de uma região ou país. O objetivo geral da visita foi conhecer as potencialidades do município de Campo Novo do Parecis.
"Israel investe em estudos, pesquisas, desenvolvimento de novas tecnologias voltados para a agricultura. É o que temos a oferecer para inovação da agricultura no Brasil”, salientou o Embaixador.
Ele frisou também a abundância de água doce no Brasil e que em Israel, este recurso é escasso. Lá eles usam tecnologia para dessalinização da água do mar e o esgoto daquele País é tratado e usado para irrigar plantações no deserto, em um País cujo território é quase do tamanho de Campo Novo do Parecis e Sapezal juntos.
Na visita à Campo Novo do Parecis, estiveram presentes os prefeitos Rafael Machado e Valcir Casagrande, de Campo Novo do Parecis e Sapezal respectivamente, o Presidente do Sindicato Rural, Antonio Cesar Brolio, representantes da FAMATO e APROSOJA, além de produtores rurais e empresários do município e região.
“Mais do que a tecnologia, o que podemos absorver é a capacidade de superação de um povo. Israel é um país com muitas adversidades, região de conflito, terras improdutivas e com clima de deserto, mas conseguiu a superação após muito investimento na educação. Acredito que devemos seguir esse exemplo, investir no ser humano, investir na educação e assim ter pessoas capacitadas para criar soluções para o mundo. Estamos convictos de que, podemos formar importantes parcerias, não só na agricultura, mas também na saúde, pois Israel é referência mundial na medicina e queremos essa tecnologia presente na nossa região. Obrigado ao Embaixador pela visita e agradecemos aos produtores rurais em especial a família Fedrizzi”, destacou o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado.
Na oportunidade, o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antonio Cesar Brolio, apresentou a Parecis SuperAgro, uma das maiores feiras tecnológicas do agronegócio do Brasil, e fez um convite:
“Convido o senhor Embaixador Yossi Shelley e a comitiva de Israel que nos faça uma visita na nossa feira tecnológica Parecis SuperAgro que ocorrerá em abril de 2020”.