Ocorre nos dias 14 e 15 (sexta e sábado), o 11º Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis. O evento tem como objetivo o batizado de novos participantes e também a troca de cordas.
No total 98 alunos esperam anciosos pelo Festiva, onde todo o esforço dedicado durante as oficinas serão reconhecidos. Neste ano de 2019, 55 alunos vão estar sendo batizados e também irão receber sua primeira corda e os outros 43 estarão fazendo a troca de corda da segunda até a sétima.
Ao decorrer dos anos foram oferecidas as oficinas de capoeira gratuitamente para toda comunidade, que são realizadas nos seguintes locais:
- Centro Cultural Paresí;
-Núcleo Palmeiras de Cultura;
-Núcleo Boa Esperança de Cultura;
-Núcleo Marechal Rondon de Cultura;
-Núcleo Itanorte de Cultura;
-APAE Escola Especial Bem-Me-Quer
Muitas presenças já foram confirmadas, entre eles está o Mestre Bicudo de Tangará da Serra, Coordenador Regional do Centro Cultura Aruandê Capoeira; o Mestre Sombra; os Mestrandos Bororo e Borracha da capital Cuiabá e também estarão presentes capoeiristas de Cáceres, Várzea Grande, Cuiabá, Juara, Guarantã do Norte, Tangará, Aripuanã e Nova Olímpia.
Ao percorrer do evento o Museu Histórico do Parecis estará com a exposição etnográfica "Capoeira, tradição e identidade cultural" na entrada do Centro Cultural Paresí, que estará disponível para ser apreciado por todos. A exposição tem por objetivo contar um pouco da história da capoeira no Município.
A seguir programação do evento:
Sexta-feira (14/06)
19h- Roda de Rua, em frente ao Studio Sabiá Tatto, na Avenida Mato Grosso, N° 922-NE, Centro.
Sábado (15/06)
9h as 11h30- Treino e vivência com Mestres e Professores Convidados, no Núcleo Palmeiras de Cultura, sede da Associação dos Moradores, localizado na Avenida Maranhão, quadra 303, bairro Jardim das Palmeiras.
14h- Apresentação de Maculelê e início do batizado e troca de cordas do 11° Festival de Capoeira de Campo Novo do Parecis, no centro Cultural Paresí.