C CNP

Campo Novo do Parecis poderá sediar Jogos Escolares de MT de 2022

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fonte/Agência: Alessandra Costa Marques - Departamento de Comunicação


A cidade de Campo Novo do Parecis recebeu hoje, 25/02, a visita técnica da equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado (Secel - MT), formada pelos servidores Adriano Augusto de Oliveira, Coordenador de Eventos Esportivos e Ronie Wladison, Coordenador de Operações. A visita técnica tem o objetivo de identificar a infraestrutura local e conversar com os gestores sobre os requisitos necessários para receber e sediar os Jogos Escolares Mato-grossenses de 2022.

 

Após a visita técnica, houve uma reunião onde foi apresentado à equipe da Semel tudo sobre a estrutura de esportes, saúde, educação e policiamento disponível para dar apoio, mostrando a total capacidade do município de sediar os Jogos Escolares.

 

O evento terá duração de 6 (seis) dias, com a abertura no dia 20 de maio (sexta-feira) e terá em torno de oitocentos a mil atletas participantes de 11 municípios da região noroeste, na quais utilizarão algumas escolas municipais para abrigar todas as equipes de atletas. Esse evento esportivo traz de volta o engajamento da sociedade e alunos com a volta as aulas e o esporte que, após esses tempos de pandemia, tem sido menos frequente devido ao isolamento social e o fechamento das escolas.

 

"A princípio, tivemos uma receptividade muito cordial, com toda a equipe do Secretário Marcio Canterle engajados a trazer esse evento, (...) E a cidade de Campo Novo do Parecis está linda, com os ginásios bem organizados, a infraestrutura e escolas municipais estão à disposição para o evento e, por ser no centro dessa região, tem a capacidade de absorver toda todas as outras regiões; portanto tem grandes chances de sediar os jogos escolares", afirma Adriano Augusto.

 

As outras cidades que estão sendo avaliadas, na disputa para sediar esse evento na nossa região noroeste, são os municípios de Juara e Juruena.

 

Sobre os Jogos Escolares e Jogos Estudantis 2022:

Os estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares Mato-grossenses. Já os alunos da faixa etária de 15 a 17 anos competem nos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses. As duas competições abrangem modalidades coletivas e individuais, de ambos os gêneros.

 

Neste ano, as etapas regionais de modalidades coletivas das duas competições ocorrem no mesmo período e cidade-sede. De abril a junho, as equipes escolares dos municípios das 10 regiões esportivas competem pelas vagas na fase estadual.

 

Já as fases estaduais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis serão realizadas em local e período diferentes, mas ambas no mês de julho. Isso para as modalidades coletivas, que são basquete, futsal, handebol e vôlei.

 

Para as individuais, as disputas estaduais serão divididas em duas partes, de acordo com a modalidade esportiva. As competições de badminton, ciclismo, ginástica, vôlei de praia e xadrez ocorrem em abril; e atletismo, lutas, natação e tênis de mesa, em junho.

 

As equipes coletivas e atletas campeões das etapas estaduais representam Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados no mês de setembro, em Aracaju (SE), e os Jogos Estudantis da Juventude, no mês de novembro, em local a definir.

Publicidade
Publicidade

+ Acessadas