A campanha de vacinação 2019 contra a raiva em animais em Campo Novo do Parecis, foi adiada para o primeiro semestre de 2020.
A ação, que normalmente acontece entre os meses de agosto ou setembro, será realizada em uma data a ser marcada pelo governo de Mato Grosso.
O atraso na vacinação ocorre porque o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das doses, teve problemas na produção da vacina antirrábica canina.
Em resposta ao atraso o governo de Mato Grosso distribuiu o Ofício circular de número 003/2019, que traz a nota informativa nº 51/2019 do Ministério da Saúde, oficializando o laboratório produtor da vacina promoveu a reprogramação no cronograma de entrega das 350 mil doses da vacina entre final de novembro e início de dezembro de 2019 para todos os 141 municípios do estado.
De acordo com a diretora de Vigilância ambiental de Campo novo do Parecis e responsável pela vacinação nos animais Roberta Schommer, a meta da campanha para este ano era vacinar mais de 4 mil animais no município entre cães e gatos.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que os municípios prioritários, ou seja, aqueles que tiveram confirmação de casos de raiva em animais, receberão as doses para a realização da campanha. Para isso, o Ministério vai remanejar as doses destinadas à rotina de vacinação no país.
“É importante lembrar que em Campo Novo do parecis não tem caso registrado de raiva, e que o Brasil se encontra próximo à eliminação da doença causada por vírus canino da variante 2. Cabe ressaltar que a pasta está empenhada em solucionar o atraso do laboratório fornecedor, que informou ter identificado problemas técnicos na quantidade de fabricação das doses da vacina antirrábica”, diz Roberta Chommer.