Nesta última sexta-feira (23), a Escola Bem-Me-Quer APAE de Campo Novo do Parecis esteve realizando uma palestra no plenário da Câmara Municipal de Vereadores com o tema “Conhecendo a Pessoa TEA – Transtorno de Espectro Autista", com o palestrante Mario Roney.
Estiveram presentes pais e alunos da APAE, escola Municipal Jardim das Palmeiras, autoridades, convidados e população em geral.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
“Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas com as dificuldades de comunicação e relacionamento social”, destacou o palestrante Mario Roney.
Todo público presente apreciou apresentações culturais dos alunos da APAE, Escola Municipal Jardim das Palmeiras e do Coreógrafo Paulo Guerra que também é instrutor da Instituição.