C CNP

Alunos do Projeto Agem gravam vídeo alertando sobre brincadeira perigosa

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Uma recente “brincadeira”, compartilhada nas redes sociais e praticada principalmente nas escolas, chamada de “quebra-crânios”, está causando preocupação entre pais, educadores e profissionais de saúde. Nela, três pessoas ficam lado a lado. Enquanto a do meio, desavisada, pula, as duas das pontas aplicam uma rasteira, causando sua queda. Pensando em fazer um alerta, o projeto Agente Mirim de Campo Novo do Parecis gravou um vídeo, que está sendo compartilhado na internet, conscientizando os jovens sobre o risco a integridade física de quem participa da “brincadeira”.

 

“[...] Trate seu amigo com respeito e com carinho, porque amigo de verdade não faz brincadeira de mau gosto, que pode levar a sua saúde e a sua vida.” Essa é a principal mensagem levada através do vídeo gravado pelos alunos do Projeto Agem.

 

Maria Tereza, psicopedagoga, em entrevista ao site Notícias Adventistas, dá dicas para que os pais ajudem a prevenir as brincadeiras de risco:

 

DIÁLOGO – Fique atento e procure saber o que acontece na vida da criança/adolescente. Ao perceber qualquer mudança, procure um profissional da saúde.

ORIENTAÇÃO –  Oriente e alerte sobre os perigos dessas brincadeiras. Conscientize-os do real perigo da prática, que vão desde sequelas até morte.

CONFIANÇA –  Construa um espaço de confiança. Se a criança souber de alguém praticando, oriente-o a procurar ajuda.

VIGILÂNCIA –  O monitoramento do conteúdo acessado na internet também é importante como medida protetiva.

ENCORAJAMENTO – Encoraje-os a buscar alternativas saudáveis e a fazer as escolhas certas, sem medo dos julgamentos dos colegas.

 

Para assistir ao vídeo produzido pelos alunos do Agem clique aqui.

Publicidade

+ Acessadas