C CNP

Aldeias indígenas de Campo Novo do Parecis são contempladas com cobertores

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Primeira-dama Virginia Mendes e secretária da Setasc visitaram pessoalmente as aldeias Wazare e Salto da Mulher e levaram cobertores para as famílias indígenas


 A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setacs), Rosamaria de Carvalho, realizaram, nesta quarta-feira (10.07), a entrega de cobertores ao município de Campo Novo do Parecis, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade da cidade e de aldeias indígenas da região.

 

Recebidas pelo prefeito de Campo Novo, Rafael Machado e pela primeira-dama Nelva Casagrande, popularmente conhecida como Preta, a primeira-dama e a secretária da Setacs se deslocaram até a aldeia Wazare para a entrega de cobertores, que irão contemplar indígenas em situação de vulnerabilidade nas 63 aldeias locais de etnia Paresi.

 

Foram destinados 280 para a cidade de Campo Novo e outros 300 para atendimento nas aldeias.

 

 

“Agradecemos ao governador Mauro Mendes, em nome da atuante primeira-dama Virginia Mendes pela sensibilidade com que tem trabalhado nas ações e projetos sociais. Sabemos que a entrega de cobertores é mais uma das ações lideradas por ela em apoio ao desenvolvimento social dos municípios”, afirmou o prefeito Rafael Machado, que fez questão de acompanhar a comitiva do governo nas agendas na aldeia.

 

Para o cacique Rony Paresi a presença do governo na região tem sido constante, tanto no apoio das produções agrícolas indígenas, como no fomento do turismo local e agora na entrega de cobertores por meio da campanha Aconchego.

 

“É muito gratificante sentir o carinho da primeira-dama Virginia Mendes com nosso povo e sentir nessa gestão do governador Mauro Mendes que somos bem tratados, com abertura e diálogo para atendimento das nossas demandas”, destacou o Cacique.

 

Na oportunidade, Virginia Mendes agradeceu a todos os envolvidos na campanha, desde o processo de produção, organização e distribuição, até aos gestores e lideranças locais que fazem com que os cobertores cheguem àqueles que realmente necessitam. 

 

“Foi uma verdadeira força-tarefa, com o apoio de todos, para que conseguíssemos de forma ágil e eficiente desenvolver a campanha aconchego para proteger os mais carentes do frio. Muito obrigada a todos que nos ajudaram e continuam nos ajudando. Escolhemos iniciar a entrega dos cobertores no interior do Estado por Campo Novo do Parecis por toda admiração e respeito que temos pelos povos indígenas”, afirmou a primeira-dama, enaltecendo também as belezas turísticas locais.

 

“Mato Grosso é riquíssimo em belezas naturais e que muitas vezes deixamos de conhecer por desconhecimento. Precisamos divulgar melhor nossas belezas, existentes nos quatro cantos do nosso Estado”, ressaltou Virginia. 

 

Programa Aconchego

O Programa Aconchego foi lançado oficialmente, na última terça-feira (09.07), no Palácio Paiaguás com a presença de representantes da maioria dos municípios. 

 

Para a realização da ação em 2019 foram adquiridos 100 mil cobertores pela Setacs, que serão distribuídos para pessoas em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social de todo o Estado. “Os municípios devem entrar em contato com a Setasc para organizar a retirada dos cobertores”, explicou a secretária Rosamaria.

 

Luana Braga | Secom-MT 
Fotos: Caroline De Vita

Publicidade

+ Acessadas