C CNP

A índia que superou as diferenças e hoje é médica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Era mais um dia de muito entusiasmo, estava eu ali para cumprir mais uma agenda, representando nosso município de Campo Novo do Parecis, faziam poucos minutos que eu tinha chegado a Aldeia Bacaval, local do evento intitulado como 1º Encontro de Agricultores Indígena.

 

Como de costume gosto de chegar um pouco antes para poder cumprimentar os anfitriões, depois de alguns apertos de mão, fui convidado a aferir a pressão junto com uma equipe de saúde que estava no evento. Me sentei e logo foram colocando os aparelhos para aferir minha pressão, toda equipe de saúde era composta por indígenas, foi quando dirigi a palavra uma integrante da equipe, disse eu:

- Muito obrigado enfermeira!


Sorridente e com semblante de serenidade respondeu:


- Sou médica.


Logo quis saber de sua história, fiquei encantado em saber que mesmo diante de todas adversidades imposta pela sociedade, estava bem a minha frente um exemplo de superação.


Nalva Maezo, 41 anos, mãe de dois filhos, filha de Paresi ela é a primeira Médica Indígena de Mato Grosso. Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Nalva me contou que é neta de Pagés, nasceu na aldeia Bacaval e foi em sua infância que desenvolveu o amor por cuidar das pessoas.

 
Um pouco mais conversa e então ela detalhou o quanto é difícil ficar longe da família, o quanto ela sofreu por estar de certa forma quebrando paradigmas, mas de que nada, nada fez com que ela desistisse de seu sonho. Ao final da conversa eu perguntei:


- Qual seu conselho para alcançar nossos sonhos diante das adversidades?
Nalva olhou firme na direção do meu rosto e respondeu:


- Se você ama o que faz, se você realmente sente-se realizado , não existe adversidade que irá impedir seu sonho virar realidade. Dedique-se.


Nalva Maezo atualmente integra a equipe técnica que discute e desenvolve as ações para melhoria da saúde dos indígenas.

 

Relato feito pelo prefeito de Campo Novo do Parecis Rafael Machado