O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, realizou o curso “NR 31.8 – Segurança no trabalho – aplicação de agrotóxico” entre os dias 19 e 21 de fevereiro na Fazenda Santa Terezinha (Grupo Piaia).
Os conteúdos técnicos e práticos visam à compreensão de medidas que possam minimizar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e que protegem a integridade e capacidade de trabalho da pessoa.
Entre os conteúdos abordados estiveram o conceito e características de agrotóxicos, formas de exposição direta e indireta, consequência do uso inadequado, sinais e sintomas de intoxicação, uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal, limpeza e manutenção das roupas e equipamentos de proteção pessoal, medidas de primeiros socorros, destinação correta de embalagens vazias, rotulagem e segurança na aplicação, no transporte e no armazenamento.
Trabalhou-se não só a teoria, como a parte de saúde e segurança na aplicação e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), mas abordou-se toda a questão da tecnologia de aplicação de agrotóxicos, com o princípio de “aprender a fazer, fazendo”.
Sendo assim, uma parte do treinamento direcionou-se a eficiência, economia, segurança, pulverização, aplicação, produto adequado, juntamente com os participantes in loco, a regulagem e calibragem de pulverizador costal e pulverizador de barra, tamanho de gota, pressão, vazão e dosagem. Esses itens são de fundamental importância para que o agricultor possa associar a questão de segurança na aplicação com a prática no momento de executar os trabalhos com seus equipamentos.
Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis