Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis
Na tarde da última quarta-feira, 29 de setembro, o Diretor-Geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Campo Novo do Parecis, Genivaldo David de Souza Schlick, esteve reunido com a Presidente da Cooperativa Indígena Coopihanama, Elaine Aparecida Zoizocairoce, e com um representante da Funai, Carlos Márcio Vieira Barros.
O intuito do encontro foi discutir a viabilidade de implantação de um Centro de Vocacional Tecnológico (CVT) Indígena, com foco na capacitação e aperfeiçoamento técnico dos indígenas. A ideia é fazer com que o CVT seja uma unidade de ensino, pesquisa e extensão que busca promover a divulgação e produção de conhecimento científico, tecnológico e técnico prático, e a transferência crítica de conhecimentos organizacionais e tecnológicos voltados para melhorias dos processos, visando o desenvolvimento econômico e social sustentável da comunidade indígena de Campo Novo do Parecis e região.
Além da capacitação, o espaço servirá para promover a integração entre o Instituto Federal e a comunidade indígena por meio de diálogos e ações acerca de aspectos tecnológicos e organizativos, integrando os conhecimentos da Instituição com as necessidades e saberes da comunidade.
O Diretor-Geral do campus afirmou sem comprometimento com essa iniciativa. “O Instituto apoia essa parceria. Hoje, a comunidade indígena de Campo Novo do Parecis é uma referência Nacional na produção de soja, milho, milho pipoca, girassol e outras culturas e a cada ano vem aumentando sua área de produção, o que demanda qualificação técnica profissional, projetos de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, apoio essa proposta e me comprometo em buscar parcerias políticas, com empresas e com a comunidade para viabilizar a implantação deste Centro Vocacional Tecnológico em Campo Novo do Parecis para atender os anseios da comunidade indígena da nossa cidade e região”, finalizou Genivaldo.