Os problemas de conectividade em Campo Novo do Parecis, seja de linha de telefonia móvel ou internet, serão discutidos durante a 11ª edição da Parecis SuperAgro, que ocorre entre os dias 09 e 12 de abril. A dificuldade em acessar a internet ou conseguir fazer uma ligação via celular não atrapalha apenas o desenvolvimento da sociedade, mas também do campo, impedindo que os produtores tenham acesso a ferramentas que auxiliem na produção, no manejo, entre outras situações.
A Parecis SuperAgro foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira, 07 de março, em Campo Novo do Parecis. O lançamento reuniu organizadores, parceiros e expositores.
Segundo a presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Giovana Velke, diversas mudanças estão sendo realizadas na feira. Além das palestras mais técnicas e voltadas nesse ano para a tecnologia, a Parecis SuperAgro registrou ampliação do número de expositores para 140 e o auditório passará por mudanças. “A cada edição a feira sofre ampliação em seu espaço”.
Em 2018 a expectativa de público, como o Mato Grosso Agro já comentou, é que passem pela Parecis SuperAgro cinco mil pessoas diariamente e que sejam realizados mais de R$ 150 milhões em negócios, dos quais mais de R$ 3 milhões são esperados do leilão de gado de corte que será realizado no dia 09 de abril em parceria com a Estância Bahia Leilões.
Entre os temas a serem abordados nos painéis programados para a feira, de acordo com Giovana Velke, está o problema de conectividade em Campo Novo do Parecis e as soluções para tal. O assunto será tratado no dia 10 de abril.
“Foi um projeto piloto realizado no estado, onde nós conseguimos uma empresa de fora que viesse até aqui e levantasse os problemas do por que a nossa conectividade não funciona aqui. Não só a questão do celular, mas também a internet, e mostrar o tamanho que isso prejudica o produtor rural e a sociedade”, comentou a presidente do Sindicato Rural ao Mato Grosso Agro.
Outro assunto que envolve o desenvolvimento de Campo Novo dos Parecis é a realização de um fórum regional que reunirá prefeitos dos municípios vizinhos. “Pretendemos fomentar a nossa região juntos. Uma cidade colaborando com a outra”, frisou Giovana Velke.
Na avaliação do presidente do Sistema Famato, Normando Corral, Mato Grosso é um estado de “surpresas” e que a cada dia surpreende mais, seja em produção, desenvolvimento, entre outros.
Normando Corral lembrou que a vocação de Mato Grosso é a agropecuária e que é necessária à atração de agroindústrias para realizar a agregação de valor dessa produção. Outro ponto destacado pelo presidente do Sistema Famato, ao qual o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) é realizador da feira junto com o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, e que precisa ser trabalhado é a insegurança jurídica do setor diante a legislação brasileira. Corral frisou que é preciso que haja união do setor.
Parceiros da Parecis SuperAgro desde 2012 a Estância Bahia Leilões será responsável pela realização do Leilão de Gado de Corte Parecis SuperAgro e pelo leilão com animais para cria, recria e engorda em prol do Hospital do Câncer, segundo Guilherme Tonhá.
Viviane Petroli
Mato Grosso Agro