Fonte: ZF Press
O comentarista político e especialista em comunicação digital, Caio Coppolla, destacou nesta sexta-feira (12), pontos em níveis econômico, ambiental e político, dos quais o produtor rural precisa tomar nota para se precaver das narrativas contra o agronegócio. Isto, tendo em vista o atual contexto político pelo qual passa o país.
As afirmações foram feitas durante sua palestra, “O que você precisa saber para defender o agro”, realizada durante a 15ª edição da Parecis SuperAgro, promovida pelo Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis entre os dias 9 e 12 de abril.
Na oportunidade, Coppolla também falou aos mais de 500 expectadores da palestra sobre os impactos da legislação que dificulta o avanço do segmento. Dentre eles os termos legais para tratar de temas como a “legitimidade de invasão de terras” e também as acusações de que o “uso de defensivos envenenam o alimento”.
“O Brasil preserva, produz, prospera, dá muito certo e pode servir de modelo em todo o mundo para outros empreendimentos, atividades e modelos de comunidade”, disse. Segundo Coppolla, as críticas e tentativas de intervenções nas decisões ambientais do Brasil são uma ‘hipocrisia’, com um falso discurso de que o agronegócio no Brasil é um grande vilão do meio ambiente.
“Esse discurso não passa de uma narrativa comercial porque a gente sabe que a cobertura vegetal nativa do Brasil, e também do Mato Grosso, dão aula disso. São dois terços do território preservados e, disso, metade está dentro de propriedades rurais protegidas. O produtor rural é o maior aliado do meio ambiente”, afirmou.
Outro ponto debatido por Coppolla foi a legitimidade de invasão de terras propagada atualmente. “Onde está escrito que se você está convencido do seu direito, você pode agir como deseja? Vivemos em um ambiente civilizado, ninguém pode tomar posse do que não é seu. Isso é ilegítimo. É crime. Não interessa se a terra é produtiva ou improdutiva, você simplesmente não pode”, reforçou.
Ao finalizar sua palestra, Coppola deixou como mensagem à plateia, que a melhor resposta do produtor para defender o agro, é o serviço prestado à sociedade. “Continuem trabalhando, vocês estão salvando o país. Essa é a melhor resposta que vocês podem dar”, destacou.
A palestra de Caio Coppolla teve o patrocínio da Aprosoja-MT. O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e organizador da feira, Bruno Giacomet, fez a abertura. Após a palestra de Coppola, acontece no último dia da Parecis SuperAgro, a palestra, “O poder da Motivação”, com Cristiano Lopes.
SERVIÇO
A 15ª edição da Parecis SuperAgro aconteceu entre os dias 09 e 12 de abril de 2024, no Parque de Exposição Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis. Para a realização da Parecis SuperAgro, o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis conta com o patrocínio do SENAR Mato Grosso; Aprosoja Mato Grosso; Áster Máquinas – John Deere; Mosaic Fertilizantes, Coprodia; e Sete Rural Negócios Imobiliários. A Parecis SuperAgro conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis; Da Câmara dos Vereadores de Campo Novo do Parecis, Estância Bahia, AMPA e Sindicatos Rurais da região do Chapadão do Parecis. Para mais informações, acesse o site oficial do evento (www.parecissuperagro.com.br) e acompanhe a rede social da feira (https://www.instagram.com/parecis.superagro/).