Produtores rurais de Campo Novo do Parecis, município localizado em meio a maior planície agricultável da planeta, estão otimistas após terem obtidos bons resultados nas lavouras de soja da safra 17/18.
As chuvas regulares e a alta produtividade deixaram os produtores otimistas. É o caso do produtor rural Vagner Herklotz. “ O clima ajudou bastante na colheita, teve um pouco de invernada, mas nada comparado ao ano passado. Esse ano o período foi curto foi colhido muito rápido, algumas variedades mais precoces ajudaram nessa questão. A média de produtividade foi boa, um pouco a mais que o ano passado”, relatou Vagner, que é vice-presidente do Sindicato rural de Campo Novo do Parecis.
O município cultiva cerca de 440 mil hectares, em sua maioria ocupada por soja na primeira safra e na segunda é conhecido por ser campeão nacional de diversificação.
“Temos uma boa expectativa. Em alguns pontos sofremos um veranico, mas no geral teremos uma boa safra. Esperamos que o clima ajude também nessa segunda safra”, declarou Vagner Herklotz.
Entre as culturas de segunda safra estão o cultivo de milho, milho pipoca, sorgo, algodão, feijão, cana-de-açúcar, milho branco, girassol e painço.