A Agro

Agricultores de MT propõem rastreamento de defensivos agrícolas para tentar evitar roubos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Agricultores de Mato Grosso apresentaram uma proposta de rastreamento dos defensivos agrícolas, desde a fábrica até a entrega ao consumidor final, como estratégia de combate aos crimes de roubo e furto de defensivos agrícolas, além da venda de defensivos e fertilizantes falsificados.

 

A proposta foi apresentada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em reunião nessa quinta-feira (25).

 

Conforme a proposta, essa ferramenta seria compartilhada com a Sesp, para auxiliar nas investigações dos roubos e furtos, para a identificação dos receptadores e as rotas utilizadas.

 

Entre as ações da Sesp para a redução desse tipo de crimes está a intensificação das patrulhas rurais, que já têm resultados, além de rondas em zonas rurais, e também a intensificação das investigações através dos setores de inteligência das Polícias Militar e Civil e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que apreendeu no último dia 11 uma carga de 10,3 mil litros de defensivos agrícolas falsificados em Campo Verde.

 

Último caso

No dia 11 de outubro deste ano, uma carga de defensivo agrícola suspeita de ser falsificada, avaliada em R$ 500 mil, foi apreendida pela Polícia Judiciária Civil, em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.

 

A denúncia partiu da empresa fabricante do produto, a qual identificou a falsidade do material por análise de lotes e embalagens. Os investigadores iniciaram diligências e flagraram o momento que os defensivos seriam descarregados de um caminhão baú, para dentro de um estabelecimento comercial do ramo, localizado na região central de Campo Verde.

 

Dados

O número de furtos e roubos de defensivos agrícolas em propriedades rurais e fazendas de Mato Grosso chegou a 73 casos em 2017. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso, os dados representam redução de 48% em comparação a 2016.

 

Os dados são da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

 

De acordo com a Sesp, as ocorrências de furtos registraram queda de 50,41% de redução. Ano passado foram 61 registros, 62 a menos do que 2016. Já nos roubos a redução foi de 33,33%, sendo 18 ocorrências em 2016 e 12 em 2017.

 

G1 MT

Publicidade

+ Acessadas