C CNP

Previous Next

Girassol: Novo Centro de Saúde é inaugurado em Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Aconteceu na tarde de 05 de julho,segunda-feira, um ato de Inauguração do centro de Saúde Girassol porte IV, na avenida Brasil, ao lado do SAMU. A solenidade contou com um dispositivo de honra, com a presença do prefeito em exercício Rafael Machado, como anfitrião, acompanhado da primeira dama Nelva Casagrande, do Secretário de Saúde Dalmo Henrique Thomazzi e os vereadores  Marcelo Burgel, Fábio Aguiar, Marciano, Márcio Nascimento, William Freitas, Itamar, Joaquim Equip, bem como a ex vereadora Rosinha, juntamente com o delegado de Polícia Civil Honório Neto, o cel. da 16a cia Independente de Polícia Militar Menegoto, tenente Rampim do Corpo de Bombeiro Militar, e o pastor Juversino presidente da Assembleia de Deus.

“É um prazer imenso estar à frente dessa pasta e hoje aqui estar entregando mais uma obra, digo mais uma obra porque na sexta-feira, dia 2, entregamos uma Unidade no distrito de Marechal Rondon e hoje entregamos essa obra. Uma obra construída com recursos próprios do município, orçados em mais de 1 milhão e 200 mil reais, em equipamentos colocamos aproximadamente 300 mil reais nessa unidade, isso totalizou 1 milhão e 494 mil reais em recursos próprios investidos em prol do cidadão camponovense. Essa é uma das inúmeras obras que iremos fazer dentro dos próximos 3 anos e meio de gestão do prefeito Rafael. Aqui atenderemos ginecologia, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, clínica médica, enfim todas as especialidades presentes dentro do município estarão presentes nessa unidade.”, comentou Dalmo Thomazzi, secretário de saúde do município, e concluiu “temos também parte da nossa frota toda renovada, nos últimos 4 anos e que nessa gestão demos continuidade, nesse primeiro semestre, fizemos a aquisição de aproximadamente quase um milhão de reais em veículos e devemos dobrar isso até o final deste ano, buscando melhor atender e zelar com cuidado da população camponovense.”

 

WhatsApp_Image_2021-07-06_at_15.22.32.jpeg(A solenidade contou com a presença de autoridades do município. - Foto por Alex Felipe.)

 

 

A inauguração é uma das inúmeras ações realizadas em 12 dias de comemorações do 33° aniversário de emancipação do município ocorrida no dia 4 de julho. Umas das autoridades presentes no evento foi a ex vereadora Rosinha (Rosiclea Heinzen) que lembrou da luta pela construção do Posto de Saúde em seus anos como vereadora. “Eu sempre falo de sonhos, e esse posto foi uma das primeiras coisas que conversamos com o executivo desde o início em 2017. Na época questionamos o que poderíamos fazer de início para estar dando uma alavancada nessa obra, e como falamos, o vereador não executa mas pode ajudar de outras maneiras. Reuni com alguns colegas vereadores, e conseguimos dar um sinal da construção desse posto de saúde, na época em um valor de cerca de 460 mil reais, se eu não me engano. Após o secretário de saúde Marcos, veio o secretária Fabiana, o secretário Renato e hoje o Dalmo finalizando essa construção, esse presente para a nossa comunidade, porque quando começamos, a nossa frota era sucateada, as nossas estruturas também e hoje vemos crescimento. Hoje esse posto é a realização de um sonho. Parabéns a todos e, que os profissionais que trabalharem aqui sejam muito bem vindos porque sabíamos que a estrutura era precária e hoje eles terão um lugar digno pra trabalhar e a nossa população um lugar digno para ser atendida.”, comentou.  

Postos de saúde possuem classificações, que se dão pelo nível de protejo, um posto de saúde de porte IV, que é o caso da Unidade Girassol, é o maior padrão de posto de saúde estabelecimento pelo Ministério da Saúde.

 

WhatsApp_Image_2021-07-06_at_15.22.32_1.jpeg(Marcelo Burgel em discurso. - Foto po Alex Felipe.)

 

 

“Tenho muita alegria em fazer parte dessa história, parte desse momento que Campo Novo do Parecis vem vivendo no seu 33° aniversário. Parabenizo a Rosinha, pela iniciativa desse posto de saúde e hoje poder estar aqui comemorando algo tão importante quanto essa obra. Da mesma forma que fomos no distrito Marechal Rondon, sexta-feira inaugurar o posto de saúde, hoje estamos aqui inaugurando esse belo ponto que a população merece.”, pontuou Marcelo Burgel, presidente da Câmara Municipal de Vereadores.

Burgel ainda ressaltou a votação da câmara municipal de uma suplementação de 700 mil reais para a contratação de um projeto de hospital municipal, com aproximadamente 10 mil metros quadrados, obra essa que segundo o prefeito Rafael Machado, custará 40 milhões de reais, financiados pelo próprio município. “Campo Novo do Parecis firmou a condição de ser um polo dessa região e não estamos com medo de enfrentar esse desafio, por isso justifico um aeroporto de 7 milhões de reais de investimento de recurso próprio. Vamos construir essa grande cidade e podem ter certeza do futuro próspero do nosso município, os cidadãos estão no lugar certo e na hora certa, ajudando a construir essa cidade, me sinto lisonjeado por estar aqui, para mim não é só a inauguração de um posto de saúde de 1 milhão e 500 mil reais, para mim é a prova da superação de quem acredita no que quer e trabalha.”, completou Rafael em discurso.  

Após a inauguração da placa e o corte da fita, uma visita foi ministrada pelo secretário de Saúde Dalmo Thomazzi, pelas instalações do posto, onde os presentes puderam conhecer o espaço, assim como os novos equipamentos, mantendo sempre os protocolos de segurança para evitar a proliferação da Covid-19.

 

WhatsApp_Image_2021-07-06_at_15.22.32_4.jpeg(O ato de inauguração foi simbólico, e contou com um "corte de fita" em conjunto. - Foto por Alex Felipe.)

 

“Eu que tive a oportunidade de ser o secretário de infraestrutura em 2017, quando prefeito Rafael falava que compraríamos 4 ambulâncias novas durante os 4 anos, e nos surpreendemos positivamente no final desses 4 anos, entregando 12 ambulâncias novas para a comunidade camponovense. E eu sempre digo Campo Novo do Parecis é um só tanto do executivo quanto do legislativo, vamos caminhar juntos para que possamos alcançar os objetivos e que o grande favorecido seja o cidadão que paga seus impostos.”, concluiu Burgel.

Durante a solenidade, Machado relembrou o começo da gestão em 2017, “é inevitável a lembrança de como assumimos o governo em 2017, havia um verdadeiro espírito de desafio, e hoje está aqui a representação de uma frota nova de veículos com o objetivo de justamente atender aos profissionais da saúde que estavam em uma situação precária. Hoje contemplamos a concretização de um sonho que muitos duvidavam.” Além dos 96 veículos comprados em 4 anos, Rafael salientou ainda a falta de recursos financeiros que o município se encontrava, e como o trabalho de gestão foi importante para que houvesse a construção das obras que buscam atender com dignidade os quatro cantos do município.

Campo Novo do Parecis, apesar das dificuldades que vem enfrentando consegue mostrar uma segurança de futuro e destaque no estado. E Rafael Machado fez questão de destacar a maneira como enxerga sua gestão até o momento, “muitas vezes no ambiente político, eu não sigo os padrões que eu mesmo como eleitor estou  acostumado a conviver, mas isso também prova que uma dose de iniciativa, ou seja aquela questão de ter metas e objetivos, e hoje essa inauguração dessa obra prova que esse modelo de administração pública deve ser cada vez mais impregnada, são cerca de 5 mil municípios no Brasil e eu fico pensando se nós tivéssemos 10 ou 20% dos municípios com esse comprometimento com a população o Brasil seria diferente. Falo isso a nível municipal, porque não é difícil entender que é no município que a coisa acontece. Por isso que me tornei um grande defensor do municipalismo, isso me deu um espaço na Confederação Nacional dos Municípios representando os prefeitos e prefeituras do centro-oeste, enfim é com esse sentimento municipalista então que eu digo que tenho muito orgulho de poder representar hoje a frente do poder executivo do nosso município e o que estamos entregando aqui é só uma prova do que ainda vai vir”.

 

WhatsApp_Image_2021-07-06_at_15.22.32_2.jpeg(Rafael Machado, anfitrião da solenidade. Foto po Alex Felipe.)

 

“Se estamos aqui é porque queremos ver um futuro diferente para nossas crianças, por isso tanto esforço e também a motivação trabalhar cada vez mais determinado a fazer a coisa acontecer. Fazer diferente e mostrar que dá pra ter um município digno e próspero como sempre sonhamos. Peço que as pessoas se envolvam, a palavra é pertencimento, sintam-se realmente filhos e acolhidos por esse Campo Novo, eu sou passageiro, meu prazo de validade está logo aí, se tudo der certo até dezembro 2024, mas fica a mensagem de alguém que acredita nessa terra e vou trabalhar cada dia na gestão do poder público ou não para fazer realmente essa cidade ser uma terra de oportunidades, pois foi assim que ela acolheu a mim e a minha família, de braços abertos isso há quase 20 anos”, e completou, “eu só tenho a agradecer essa terra pelo que me proporcionou”.