C CNP

Covid-19: vacinação de profissionais de educação inicia em Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, divulgou o início, nesta quarta-feira, 09 junho, a vacinação dos professores e demais funcionários da área da educação do município contra a Covid-19, seguindo o Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a vacinação iniciara pelos profissionais da Educação Infantil que têm contato direto com os alunos, e posteriormente aos demais profissionais.

A vacinação ocorrerá enquanto houver a disponibilidade de doses. O município divulgará, quando a imunização for estendida as demais categorias, mas, em síntese, a ordem será: creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, EJA e CEEJA, e, posteriormente ensino superior, seguindo a resolução CIB número 53.

Esses trabalhadores da educação, já estão sendo convocados para o agendamento e vacinação, inicialmente as doses serão destinadas aos trabalhadores da pré-escola. A expectativa é a vacinação de cerca de 300 profissionais ainda essa semana, segundo a secretaria de saúde do município.  “As vacinas virão toda semana em lotes, um quantitativo e, apenas os professores serão vacinados? Não, todos os profissionais de educação, seja merendeira, vigilante, secretária, todos serão vacinados.”, pontua o secretário de Saúde do município, Dalmo Thomazzi, e completa “acreditamos que dentro dos próximos dias teremos vacinado todas as comorbidades, todos os trabalhadores da educação, todas as gestantes, para que então, comecemos a vacinar o público livre, partindo dos 59 anos para baixo.”

WhatsApp_Image_2021-06-09_at_12.53.02.jpeg

(Foto divulgação vinculada a campanha - Secretaria de Saúde Campo Novo do Parecis.)

 

A vacinação de pessoas com comorbidades continua e tem público-alvo ampliado para o grupo de 18 anos a 59 anos, assim essas pessoas já com os devidos cadastros, já estão sendo vacinadas. As gestantes também se juntam a esse grupo, uma vez que o município recebeu aproximadamente 150 doses da vacina Pfizer, para a vacinação das gestantes. O pré-cadastro, bem como o agendamento já está sendo feito para que as gestantes e puérperas possam ser, também, imunizadas.  

Recentemente Campo Novo do Parecis está configurando entre os dez municípios de Mato Grosso com mais eficiência no plano nacional de imunização, o que significa que a vacinação ocorre de maneira rápida e eficaz no município, isso se dá graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos. Todavia, cabe salientar que por mais que as pessoas estejam vacinadas, ainda há risco de contrair o vírus, então os cuidados devem ser mantidos, como o uso de mascaras, assepsia das mãos, evitar aglomeração e manter o distanciamento, para que a população não venha ser vítima dessa doença que se alastra pelo país. “Vemos que o aumento de casos não ocorreu só em Campo Novo, o Brasil inteiro teve esse aumento, essa lacuna temporal era prevista, esse sobe e desce, e é previsto que venha a baixar e subir novamente. Com isso já havíamos deixado duas unidades para fazerem o atendimento da população, temos também medicamentos, oxigênio, enfim, nos programamos para enfrentar essa nova onda. Agora, com um pouquinho mais de experiência, já que estamos a pouco mais de um ano lidando com isso. Mas, pedimos para as pessoas se cuidarem, o número de casos aumentou, então os cuidados também devem aumentar e quando baixar o número de casos, que o cuidado continue. Isso é muito importante, pois, as vezes o número baixa e as pessoas relaxam um pouco e isso não pode acontecer.”, destaca Dalmo.