C CNP

Campo Novo do Parecis entra em alerta quanto à infestação predial do Aedes aegypti

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Departamento de Vigilância Ambiental informa que o índice de Infestação Predial referente a criadouros do mosquito Aedes aegypti é de alerta.


O período de chuva intensa deixa situação de alerta aos munícipes de Campo Novo do Parecis. O Departamento de Vigilância Ambiental informa que o índice de Infestação Predial referente a criadouros do mosquito Aedes aegypti é de alerta.

 

Índices de infestação predial:

  • Inferiores a 1%: estão em condições satisfatórias
  • De 1% a 3,9%: estão em situação de alerta
  • Superior a 4%: há risco de surto de dengue

Índice de Infestação Predial

Semana 01 à 09 – 31/12/17 à 03/03/218

2,14 %

Semana 10 à 18 – 04/03/2018 à 05/05/2018 em andamento

1,82 %

O número de depósitos encontrados, durante visitas realizadas pelos Agentes de Endemias aos imóveis, sendo possíveis criadouros do referido mosquito é muito grande. Ainda existe resistência por parte da comunidade quanto ao cuidado do imóvel na prevenção e eliminação de criadouros propícios para o desenvolvimento no temível mosquito transmissor de doenças que preocupam a saúde camponovense.

 

Muitos relatam que moram de aluguel e que o proprietário do imóvel que não toma as devidas providências. Mas... se analisarmos a situação, nós como moradores do imóvel, seja ele alugado ou não, é que devemos cuidar do ambiente em que vivemos, pois é a nossa saúde e a da comunidade que está em questão.

 

Estão sendo encontrados focos do mosquito, em imóveis com sujeira, mato alto, entulho, latas, garrafas, pneus, piscinas sujas, caixa d’água aberta entre outros, que propiciem criação do mosquito. E pelo que se percebe só ocorre preocupação por parte dos proprietários de imóveis, quando surgem pessoas doentes informando que estão com Dengue, Zika e ou Chikungunya.

 

No início da semana foram repassados números de notificações de Dengue, Zika e Chikungunya pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Notificações de residentes – Campo Novo do Parecis / 2018

DOENÇAS

DENGUE

ZIKA

CHIKUNGUNYA

Casos notificados

115

30

66

Casos confirmados

07

01

08

Casos descartados

13

18

04

O Departamento de Vigilância Ambiental informa que estão sendo realizados tratamento local e borrifações com inseticida específico em Pontos Estratégicos (exemplo: Detran, Setor de Reciclagem, Borracharias, etc.). Reforçam que a utilização do produto disponibilizado pelo Ministério da Saúde às Regionais de Saúde é de uso exclusivo de setor, pois requerem entrada e saída dos mesmos quanto à utilização, registrando dados no Sistema de Informação de Insumos Estratégicos – SIES.

 

Fonte: Departamentos de Vigilância Ambiental e Epidemiológica