The Best bookmaker bet365

Menu

Professor da Escola Jardim das Palmeiras de Campo Novo do Parecis receberá prêmio do MEC

Na foto, Professor Cleiton utiliza a lousa digital como ferramenta inovadora de ensino (Foto: Luciana Dotto) Na foto, Professor Cleiton utiliza a lousa digital como ferramenta inovadora de ensino (Foto: Luciana Dotto)
O Professor Cleiton Marino Santana, Diretor Técnico do Projeto de Xadrez como ferramenta de Inclusão Social, foi selecionado para a 7ª Edição do Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo Ministério da Educação.
 
O Professor desenvolve o xadrez como ferramenta de inclusão social e tem tido grandes resultados, tanto nos valores esportivos quanto educacionais, o relatório enviado ao Ministério continua mais de 100 paginas descritas sobre resultados positivos dos alunos na escola e também em eventos Nacionais.
 
O projeto iniciado em 2012, já vem se destacando em grandes proporções, ao participar da seleção da Fundação André Maggi em 2012, junto a mais de 220 projetos do Brasil, o Professor conseguiu um apoio de R$ 25 mil reais, no final de Agosto de 2013, a Fundação André Maggi, seleciona o Projeto de Xadrez Como ferramenta de Inclusão Social como um dos Projetos Destaques na Fundação André Maggi no Seminário e Comunidades: construindo junto o investimento social privado no Mato Grosso.
 
Foto: Luciana Dotto
 
Na foto, Karina Avila (Analista Social da Fundação André Maggi), Neusa C. Bernadete (sec. Da Educação de Campo Novo); Aletéia Rufino (Coordenadora de Projetos e Redes sociais da Fundação André Maggi) e Prof. Cleiton marino Santana (dir. Técnico do projeto).
 
No final do mês de Novembro, o Professor foi convidado a fazer uma Palestra em Havana – Cuba, no V Convencion Internacional de  la Actividad Fisica y el Deporte – AFIDE, através do I Simposio de Ajedrez Universitario (AJEDUNI) para apresentar os resultados científicos do Projeto. No momento o Professor fez as apresentações dos trabalhos no Palácio das Convecções, onde participavam professores e pesquisadores de mais de 10 Países do todas as partes do mundo, o Professor apresentou o Poster intitulado “AJEDREZ COMO HERRAMIENTA PARA LA INCLUSIÓN SOCIAL”, e também da apresentação oral, “Ajedrez como Herramiente educativo”.
 
Nesse evento o Professor foi convidado a participar de um Comitê Científico Internacional de Xadrez pelo Professor Dr. Lázaro Antônio Bueno Pérez de Cuba, e um convite muito especial, de um Secretário de Educação de uma província de Angola, País da África, que em 2014 desenvolverá um Projeto de Xadrez nas Escolas de Angola.
 
O Professor Cleiton, permaneceu em Havana – Cuba, por 14 dias, onde conheceu o ISLA - Instituto Superior Latinoamericano de Xadrez, e em reunião estabeleceu algumas parcerias com o Reitor do Instituto o M.Sc. Geraldo Lebredo Zarragoitia, com Vice Reitor Pesquisa, Sergio Arteaga Oliveira,  para a realização de intercâmbios internacionais entre os Países.
 
 
 
E no dia 18 de Novembro recebeu a informação que sua experiência educacional tinha sido selecionada entre 3.221 enviadas ao Ministério de Educação, no 7º Premio Professores do Brasil, os trabalhos foram avaliados por uma comissão nacional composta pelo Ministério da Educação, que selecionava a consistência pedagógica conceitual na estrutura do projeto e segundo a experiência do projeto, foram observados o sucesso escolar, a qualidade da aprendizagem, a permanência do aluno na escola, a participação da família no processo de aprendizagem, a inclusão educacional, social, racial e digital; a formação ética, artística, cultural e cidadã dos estudantes.
 
O professor ganhou um prêmio de 6 mil reais, e ainda concorre no dia 12 de Dezembro o Prêmio adicional de 5 mil reais, pelo melhor projeto do Brasil da categoria.
 
A premiação acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro juntamente com a realização do 7º Seminário Prêmio Professores do Brasil. O objetivo do concurso é reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
 
A entrega do 7º Prêmio Professores do Brasil será dia 12 de dezembro, às 10h, no Teatro Brasil 21, em Brasília. A Diretora da Escola Iolanda Gama, acompanhará o Professor no Evento, o Ministério da Educação através do setor de planejamento, custeará as passagens, hotel e alimentação dos Professores no Evento.
 
No ano de 2014, o Professor Cleiton Marino Santana, apresentará um Projeto ainda mais ambicioso em Brasília, onde, apresentara uma proposta de implantação Estadual de Xadrez no Estado do Mato Grosso, intitulado Programa de Massificação de Xadrez no Estado do Mato Grosso”, que terá o Apoio do ISLA - Instituto Superior Latinoamericano de Xadrez em Cuba, onde em uma carta ao Professor, o Instituto, apresenta proposta de parcerias, um delas, seria de enviar dois Mestres Nacionais Cubanos para o Programa de Implantação, um que se busca ampliação do xadrez nas escolas e outro para desenvolver os alunos para nível de competições Internacional.
 
Diante de várias propostas o ensino do Xadrez segue crescendo no Brasil como uma grande ferramenta educacional, cabe aos gestores educacionais, valorizar ainda mais esses inciativas intelectuais dentro das Escolas.
 
Cleiton Marino Santana 
Professor de Educação Física

Compartilhar esta postagem

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
back to top
Banner 640X100 WhatsApp

Comentários Facebook API

Usando sua conta do Facebook para comentar você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas pelo Portal de Notícias Parecis.Net.

Leia Mais

The best bookmaker bet365.artbetting.co.uk