P Política

Reunião discute problemas gerados pelo transporte de entulhos em Campo Novo do Parecis

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 02 de agosto, uma reunião para abordar a problemática do transporte de entulhos, podas de árvores entre outros que, transportados ao lixão de forma irregular, vem causando sérios problemas e perigo a quem trafega na MT 235.

 

A reunião agendada pelo vereador Marcio Nascimento, contou com a presença dos vereadores, Milton Soares, Renata Franco, Rosinha Colombo, Dionardo Mendes, Gilberto Vieira e Wagner Tavares da Cunha, presidente do Legislativo além do assessor do vereador Cicero dos Santos. Representando o Executivo estiveram o secretário de Infraestrutura, Marcelo Burge, Girlei da Administração, além do assessor de Transportes e Trânsito Rodrigo e o produtor rural Roberto Chioquetta.

 

Campo Novo possui uma Lei dentro do Código de Postura que estabelece normas para preservar a higiene publica, ficando terminantemente proibido conduzir, sem as precauções devidas, quaisquer materiais que possam comprometer o asseio das vias públicas. Por tanto é obrigatório aos veículos que transportam resíduos sólidos, entulhos, detritos e demais cargas, a utilização de tela ou lona na parte superior da caixa de carga, para evitar que caiam nas vias públicas.

 

Roberto Chioquetta, que trafega diariamente pela MT 235 ressaltou o grande perigo que o transporte irregular tem propiciado a quem utiliza esta rodovia.

 

Perante o secretário de infraestrutura foi questionado a adequação dos caminhões da prefeitura e também o excesso de peso e carga dos caminhões terceirizados que transportam cascalhos até a sede do município.

 

Um dos pontos acertados na reunião é que precisa ser efetivado a fiscalização e o cumprimento da norma e por se tratar de uma rodovia ficará a cargo da Policia Militar coibir e fazer cumprir o que determina a legislação. Conforme Rodrigo, assessor de Transporte e Trânsito, representando o Departamento, num primeiro momento será realizado campanhas de conscientização a toda a comunidade e posteriormente será efetivado a fiscalização até mesmo com notificação e multa para quem infringir o que determina a lei.

 

Para o vereador Marcio do Nascimento este assunto precisa ser discutido e levado até a sociedade, principalmente para quem faz ou utiliza deste serviço de retirada de entulhos e demais produtos, se adeque ao cumprimento da lei. Marcio destacou que inicialmente será realizado uma campanha de conscientização e que certamente a comunidade será parceira, porque o perigo é eminente.

 

Paulo Nogueira - ASCOM Câmara Municipal